- Sexta, 17 Outubro 2014 16:12
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou edital para apoiar projetos de capacitação profissional e extensão tecnológica e inovadora para a juventude que mora em áreas rurais. As inscrições estão abertas até 13 de novembro. O investimento é de R$ 22,5 milhões.
O edital é uma parceria entre o CNPq, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ). A chamada é direcionada a projetos que beneficiem jovens de 15 a 29 anos, estudantes de nível médio. As propostas devem ser voltadas ao desenvolvimento dos assentamentos do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA), das comunidades tradicionais, extrativistas e agricultura familiar. O objetivo é contribuir para a formação dos jovens, a produção de conhecimentos, a capacitação técnico-profissional, a produção e disseminação de tecnologias sociais.
Pelas regras da chamada, os interessados em apresentar propostas devem ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, possuir título de doutor, ser coordenador do projeto e ter vínculo com a instituição de execução do projeto. Detalhes no edital da chamada.
JOVEM CIENTISTA - O CNPq lançou também a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista, que este ano tem como tema "Segurança Alimentar e Nutricional". Os trabalhos devem ser enviados ao CNPq até as 18h do dia 19 de dezembro. O regulamento e outras informações sobre a premiação estão disponíveis no site do Prêmio Jovem Cientista. Instituído em 1981, o prêmio "visa revelar talentos, impulsionar a pesquisa no País e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade", segundo informações do CNPq.
Com informações do Conselho Nacional de Juventude e do CNPq.
Fonte: Pró-Reitoria de Extensão – fone: 85 3366 7452