MEC recebe propostas de adesão ao programa acadêmico Abdias Nascimento

O Ministério da Educação (MEC) está convocando as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas federais, estaduais, municipais e comunitárias a apresentarem propostas de cursos para adesão ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. O programa tem o objetivo de propiciar a formação e capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

As propostas devem visar à implantação de cursos de formação com a finalidade de preparar potenciais candidatos aos processos seletivos de programas de pós-graduação, contribuindo para o fortalecimento de experiências de ação afirmativa.

As propostas de curso de formação deverão prever a duração de dois anos, contemplando a oferta, de no mínimo, uma turma a cada ano, com duração mínima de 180 horas cada. As IES que apresentarem propostas concorrerão a financiamento de até R$ 200 mil por proposta.

A Pró-Reitoria de Extensão da UFC ficará responsável pela seleção interna das propostas no âmbito da Instituição. Posteriormente, os projetos selecionados serão enviados ao MEC. Cada IES poderá submeter até três projetos, contemplando diferentes áreas do conhecimento. Após os processos internos, as propostas devem ser enviadas para o MEC até 30 de outubro. Detalhes no edital de seleção. Mais informações pelo telefone 85 3366 7467.

SOBRE O PROGRAMA – Instituído em 2013, o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento surgiu com o intuito de ampliar a possibilidade de acesso aos cursos das diversas áreas do conhecimento, promovendo a formação de estudantes brasileiros pretos, pardos e indígenas, estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, além de ampliar a participação e a mobilidade internacional para esses grupos. Mais informações no site do programa.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão – fone: 85 3366 7452