Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde visita a FFOE

Imagem: Membros do curso de Odontologia da UFC e o coordenador Nacional de Saúde Bucal (Foto: Divulgação)O Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia, Farmácia e Enfermagem (FFOE) da Universidade Federal do Ceará recebeu a visita do Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dr. Gilberto Alfredo Pucca Júnior, na última quinta-feira (16). O coordenador participou de um debate para esclarecer questões sobre o plano de implantação do GraduaCEO – BRASIL SORRIDENTE no Curso de Odontologia da UFC, uma série de ações e serviços de saúde bucal a serem desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior com curso de graduação em Odontologia.

Para avaliar a adesão do Curso de Odontologia da UFC ao Componente GraduaCEO, a diretora da FFOE, Profª Maria Goretti Rodrigues de Queiroz, designou professores dos departamentos de Clínica Odontológica e de Odontologia Restauradora para compor uma Comissão de Estudo sobre o assunto. A comissão tem se reunido para avançar sobre o tema, em especial sobre a atual capacidade instalada do Curso de Odontologia para a realização de procedimentos odontológicos básicos e avançados nas diversas áreas.

Além dos membros da comissão, participaram ainda vários docentes do Curso de Odontologia da UFC de Fortaleza e de Sobral e o presidente do Centro Acadêmico de Odontologia, Pergentino Neto, além do coordenador de Saúde Bucal do Município de Fortaleza, Dr. José Carlos de Sousa Filho e a coordenadora Estadual de Saúde Bucal, Drª Gisele Cavalcante de Oliveira.

NOVO COMPONENTE – Os Ministérios da Saúde e da Educação lançaram a Portaria Interministerial que instituiu o componente GraduaCEO – BRASIL SORRIDENTE no âmbito da Política Nacional de Saúde Bucal em agosto de 2014. O objetivo é ampliar a oferta e o acesso da população às ações e serviços de saúde bucal no SUS, qualificar os serviços de saúde bucal através da incorporação das clínicas odontológicas das IES com curso de graduação em Odontologia na Rede de Atenção à Saúde, ampliar os mecanismos de cooperação entre os gestores municipais e estaduais do SUS e as IES com cursos de graduação em Odontologia, melhorar a qualidade e a resolutividade da atenção à saúde bucal prestada à população e integrar as clínicas odontológicas das IES com curso de graduação em Odontologia à rede pública de serviços de saúde bucal.

Fonte: Prof. Dr. Alexandre Nogueira, do Dep. de Clínica Odontológica/FFOE – fones: 85 3366 8425 ou 9995 3158