Plano de melhoria da pesquisa prevê 25 ações para serem realizadas até 2016

Imagem: O Plano de Melhorias foi apresentado pelo Reitor Jesualdo Farias e pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Gil de Aquino (Foto: Ribamar Neto)O Reitor Jesualdo Farias e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Gil de Aquino, lançaram, nesta segunda-feira (20), um plano de ações para incentivar a pesquisa na Universidade Federal do Ceará. O plano, que prevê um conjunto de 25 ações a serem realizadas até outubro de 2016, quando acaba a atual gestão, foi lançado no auditório da Reitoria, com a presença dos coordenadores dos programas de pós-graduação.

Leia mais: Lançado 1º edital de seleção de propostas para professor titular livre da UFC

No pacote, algumas ações já começaram a ser desenvolvidas. Uma das principais diz respeito ao Portal de Periódicos, lançado durante o evento. O Portal, que tem como principal objetivo a divulgação da produção científica da UFC, abriga 17 periódicos de diversos programas da Pós-Graduação.

Imagem: O Prof. Osvaldo de Souza apresentou o portal de períodicos da UFC (Foto: Ribamar Neto)Assim como o Portal de Periódicos, uma série de ações é voltada para a divulgação dos trabalhos de pesquisadores. Entre elas, está a política de editais de livros, que deve publicar mais 13 trabalhos até o fim deste ano. Um novo edital – o quarto - já foi lançado e segue até abril de 2015.

A Revista bilíngue da Pós, com a divulgação dos programas, deve sair ainda este ano em versão eletrônica e no ano que vem em sua versão impressa. O cronograma prevê um portal de teses eletrônicas em 2015, para abrigar as cerca de cinco defesas de mestrado e doutorado que são feitas diariamente na Universidade.

Veja aqui todos os pontos do plano de ação

O plano também prevê ações com a mudança da homepage dos programas. Caso os programas demonstrem interesse, suas páginas serão padronizadas e serão traduzidas para o inglês. A previsão é de que esse processo ocorra no segundo semestre de 2015.

Imagem: Portal de Periódicos da UFC (Foto: Reprodução)Assim como essa, outras ações dialogam com o processo de internacionalização pelo qual vem passando a Universidade, como a tradução de artigos (que conta com R$ 280 mil para este ano) e a tradução de eventos (verba garantida para tradução simultânea de 65 eventos neste ano).

Algumas questões administrativas estão em pleno andamento, como a garantia de função gratificada para todos os coordenadores de programa, a política de atração de professores visitantes, prevista no plano para ser consolidada, e a contratação de professores titulares-livres.

AQUISIÇÕES E REFORMAS - O plano de ação também pretende atacar um dos gargalos da pós-graduação, que é a compra de equipamentos de informática, de softwares e bancos de dados. Esses insumos possuem processo licitatório engessado, o que dificulta sua aquisição. Para se ter uma ideia do gargalo, da requisição de uma máquina até sua chegada em um laboratório, são necessários, em média, dois anos para atender a todas as exigências da legislação.

Segundo o Prof. Jesualdo, um primeiro lote de 100 computadores já está sendo adquirido para atender, prioritariamente, às secretarias dos cursos e à integração com equipamentos de pesquisa. Em 2015, informa o Reitor, uma compra de grande porte será realizada. No caso dos softwares específicos e bancos de dados, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação fará levantamento com todos os programas para identificar as demandas, para que eles sejam recebidos em 2016.

Além disso, estão previstas a aquisição de equipamento e construção de salas de videoconferência em todas as unidades acadêmicas.  As primeiras salas devem ficar prontas em 2015.2, em um processo que se estenderá até o ano seguinte.

Outro ponto do plano é a reforma de 5 mil metros quadrados de laboratórios, cuja verba deve entrar no orçamento de 2015. Em dezembro, está previsto o edital para a seleção de quais serão contemplados com a ação. A reforma dos biotérios – local onde são criados animais para estudos laboratoriais - também está prevista. As obras do biotério da saúde já estão em andamento e do biotério central devem ser iniciadas em 2015, com orçamento de R$ 3 milhões para as obras físicas e R$ 1,5 milhão para equipamentos.

Além disso, o plano prevê um forte investimento em laboratórios multiuso, a exemplo da Central Analítica, que está funcionando temporariamente no prédio da Física. Segundo o Reitor, as obras estão sendo licitadas e terão início no primeiro semestre de 2015.

PROPRIEDADE INTELECTUAL – Um dos pontos mais polêmicos diz respeito a questões relacionadas à propriedade intelectual. Segundo o Reitor, foi apresentada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação uma proposta de resolução para criar uma política de propriedade intelectual da Universidade. O texto está aberto ao debate com os pesquisadores e unidades acadêmicas. Também estão previstas reuniões com a Advocacia Geral da União. “É uma questão que estamos trabalhando de forma bastante intensa”, disse.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional  – fone: 85 3366 7331