Conferência NETWORK-TUFH sobre educação e políticas de saúde começa dia 19

Cartaz da conferência internacional The Network: Towards Unity for Health A The Network: Towards Unity for Health – NETWORK-TUFH – realizará sua conferência anual em Fortaleza, no período de 19 a 23 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. A Universidade Federal do Ceará é a entidade promotora do encontro educacional que vai reunir profissionais, acadêmicos de saúde e formuladores de políticas de todo o mundo.

A NETWORK é uma organização internacional não governamental, parceira da Organização Mundial de Saúde, que tem como meta promover o desenvolvimento da educação, pesquisa e políticas de saúde, com equidade e orientação para a comunidade. Ela reúne acadêmicos e profissionais de saúde de organizações de saúde inovadoras, universidades, instituições educacionais e pessoas de todo o mundo comprometidas com a melhoria da saúde de suas comunidades.

Na programação da conferência serão realizadas plenárias, painéis, sessões temáticas de pôsteres, oficinas, sessões didáticas e visitas a equipamentos comunitários, como o Instituto da Primeira Infância (Iprede) e o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Complexo Hospitalar da Faculdade de Medicina da UFC). De acordo com Henry Campos, Vice-Reitor da UFC e um dos presidentes da comissão local, são vários participantes da UFC no evento. O Reitor da UFC Jesualdo Farias é o vice-presidente honorário do congresso.

PROGRAMAÇÃO – A cerimônia de abertura ocorrerá no dia 19 de novembro, às 18h, no Centro de Eventos do Ceará, com a presença do Ministro da Educação Henrique Paim, que falará sobre a integração entre os setores de Educação e Saúde. No dia seguinte, às 9h, Tereza Campelo, Ministra do Desenvolvimento Social do Brasil, confirmou presença na plenária sobre "Intervenções nos determinantes sociais de saúde como fator chave para o desenvolvimento do Sistema de Saúde".

Participarão do workshop colaboradores dos EUA, África do Sul, Bélgica, China, Índia, Brasil, Nigéria, dentre outros países, que discutirão temas como os modelos de cuidados colaborativos para responder às necessidades das populações de rua, o fortalecimento do sistema de saúde de atenção primária, treinamento de médicos para cuidados primários e criação de parcerias de saúde bem-sucedidas entre universidades, organizações não governamentais e comunidades.

Outras informações sobre a conferência podem ser obtidas no site oficial do evento.

Fonte: Prof. Henry Campos, Vice-Reitor da UFC e presidente da comissão local – fone: 85 3366 7316