José Borzacchiello da Silva é o mais novo Professor Emérito da UFC

Imagem: Borzacchiello recebe título do Reitor Jesualdo (Foto: Ribamar Neto)José Borzacchiello da Silva, professor titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, na qual ingressou em 1978, recebeu, na noite de ontem (28), o título de Professor Emérito. Aposentado desde 1996, permanece, desde então, como docente do Programa Especial de Participação de Professores Aposentados, nas atividades de pesquisa e de ensino de pós-graduação.

"É de profissionais dessa estirpe que a universidade pública necessita. É graças a pessoas desse quilate que atingimos os patamares de excelência e credibilidade que hoje se constituem no patrimônio mais valioso de nossa instituição", assegurou o Reitor Jesualdo Farias, que presidiu a solenidade. Disse mais: "Minha expectativa é de que o exemplo do Prof. Borzacchiello se reproduza em nossos campi, na Capital e no Interior do Estado, para onde estamos levando esta Universidade democrática e inclusiva, que abre as portas para um número cada vez maior de jovens cearenses".

NOSSO ZÉ - O Prof. Eustógio Wanderley Correia Dantas , em seu discurso, tratou o Prof. Borzacchiello de "nosso Zé", numa demonstração de quanto ele se integra a todos que fazem o Departamento de Geografia. Falou, também, do quanto a capacidade de trabalho do homenageado tem reconhecimento nacional, citando Manuel Correia de Andrade, que qualificou o Prof.Borzacchiello como "Embaixador da Geografia".

Destacou o Prof. Eustógio Wanderley que o "nosso Zé sempre se mostrou um geógrafo militante, desejoso de dar destaque à ciência geográfica cearense. E o faz com competência e generosidade, não distanciando, assim, o cientista do homem. Sempre dizemos que tudo no Departamento de Geografia tem um 'dedo do Zé', só ele não reconhece", afirmou Eustógio para exemplificar a modéstia do novo Professor Emérito.

Finalizando sua fala, o Prof. Eustógio leu algumas das muitas correspondências de felicitações que o Prof. Borzacchiello recebeu, assinadas por proeminentes figuras brasileiras, portuguesas e francesas da área de Geografia.

Imagem: José Borzacchiello da Silva é professor titular do Departamento de Geografia (Foto: Ribamar Neto)TRAJETÓRIA – Sem esconder a emoção, o Prof. José Borzacchiello da Silva disse estar vivendo, naquele instante, "momento de emoção pura". E prosseguiu: "Pode parecer lugar comum. Mas como não estar feliz em meio e com a presença de diletos amigos e de meus familiares? A UFC é meu norte, meu porto, meu eterno retorno. Como não me orgulhar de uma Instituição que se destaca no Ceará, no Brasil e no mundo?".

Falou de sua trajetória, desde o início, quando se diplomou como licenciado e bacharel em Geografia no Rio de Janeiro, sua terra natal. E fez muitos agradecimentos, citando desde as pessoas que o acolheram quando chegou ao Ceará, os colegas com quem trabalhou e trabalha, os estudantes e funcionários. Também se disse grato ao ex-vereador Durval Ferraz (que propôs e a Câmara Municipal concedeu o título de Cidadão de Fortaleza), bem como ao vereador João Alfredo (quando deputado), autor da proposta de outorgar-lhe a Medalha Chico Mendes. Agradeceu ao jornal O Povo, onde escreve artigos na seção "Opinião" desde 1997, e registrou a importância da Fundação Demócrito Rocha no seu desempenho profissional. Agradeceu à mulher, Emília, e aos filhos Leonardo, Gustavo e Bianca.

Concluiu seu pronunciamento citando Fernando Pessoa: "O Meu olhar é nítido como um girassol. Tenho o costume de andar pelas estradas, olhando para a direita e para a esquerda... Sinto-me nascido a cada momento, para a eterna novidade do mundo". Pedindo licença e liberdade para interpretar as palavras do poeta, assegurou: "Para mim, Fernando Pessoa fala da Universidade e de seu papel histórico de farol, olhando para todos os lados. Fala-nos da reflexão, da consciência do porvir. Somos todos guardadores e rebanhos na construção de uma nação instruída, consciente e livre", afirmou.

Imagem: Prof. José Borzacchiello da Silva disse estar vivendo, naquele instante, "momento de emoção pura" (Foto: Ribamar Neto)RESUMO – José Borzacchiello da Silva é Pós-Doutor em Geografia Humana e docente do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. O título que ontem recebeu foi proposto pela Diretora do Centro de Ciências, Profª. Simone Silveira Sá Borges, e aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) por unanimidade, no dia 20 de dezembro de 2013.

Borzacchiello é um dos mais importantes e produtivos geógrafos do País. O pesquisador, com especialidade na área de Geografia Urbana, foi também presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (1986-1988) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia (2003-2005). Além disso, é membro do comitê científico das revistas Terra Livre, Aurora Geography Journal (Portugal), Norba - Revista de Geografia (Espanha), Cidades, Confins, Mercator, Geo UERJ, dentre outras. Borzacchiello foi, ainda, coordenador da Área de Geografia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período de 2008 a 2010.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331