Avaliação Institucional da UFC: perguntas e respostas

O que é?
Para que uma instituição avance, é preciso que ela se conheça, que saiba exatamente quais os seus pontos fortes e em que aspectos precisa melhorar. Por isso, após amplo diálogo com a comunidade acadêmica, a UFC está aprimorando seu processo de autoavaliação.

Esta é a oportunidade para professores e alunos de graduação da UFC exercerem a cidadania na Instituição, opinando e analisando aspectos relevantes da realidade acadêmica, tais como infraestrutura, condições de trabalho docente, qualidade do processo de ensino-aprendizagem, dentre vários outros pontos.

Quem irá participar?
Professores e alunos de graduação de cursos presenciais da UFC.

Quando será realizada?
Nos dias 3 e 4 de novembro, 18 cursos realizarão o procedimento em caráter experimental, para que o novo sistema seja testado. Para os demais cursos, a avaliação institucional ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro.

Como será feita a avaliação?
A avaliação será feita pela Internet, através de módulos disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Todo o processo será on-line, o que dará mais agilidade na coleta, na organização e no uso das informações fornecida pelos participantes. Na página do SIGAA, haverá um módulo para os alunos e outro para professores. Os alunos avaliarão os seguintes aspectos: atuação dos docentes, atuação da coordenação e condições de funcionamento do curso (infraestrutura, biblioteca, laboratórios etc.). Já o professor avaliará o conjunto de alunos das turmas para as quais ministra aula e as condições de trabalho. Nos dois módulos, tanto os docentes quanto os estudantes realizarão uma autoavaliação.

Que aspectos referentes aos professores os alunos irão avaliar?
Capacidade de o docente organizar adequadamente o conteúdo, didática utilizada, relação do professor com os alunos, formas de avaliação do aprendizado discente, dentre outros. É importante esclarecer que o estudante avaliará somente os professores das disciplinas nas quais está matriculado no semestre letivo vigente.

A avaliação será feita de forma anônima ou os participantes serão identificados?
A avaliação institucional é totalmente anônima, não havendo necessidade de qualquer tipo de identificação.

O que será feito com o resultado da avaliação?
Ao fim do processo de avaliação, serão gerados relatórios que proporcionarão um diagnóstico sobre a graduação na UFC. Os resultados serão publicizados de diferentes formas. Cada professor receberá, individualmente, um relatório sobre sua avaliação. Docentes que ocupam cargos de gestão terão acesso a relatórios mais amplos, com a avaliação dos cursos, docentes e discentes. Dados gerais sobre o conjunto da avaliação de cada unidade acadêmica também serão disponibilizados ao público. A visualização desses dados também será feita pela Internet. O diagnóstico norteará ações efetivas de planejamento e aprimoramento, motivará seminários setoriais de avaliação, dentre outras atividades. O objetivo é reconhecer as boas experiências e avaliar estratégias que possam corrigir eventuais lacunas. No caso específico dos professores, os resultados também serão levados em conta no processo de progressão funcional.

A avaliação é obrigatória?
Sim. O objetivo da Administração Superior é captar um retrato fiel do funcionamento de seus cursos de graduação. Daí a necessidade de colher a opinião de todos os professores e alunos de graduações presenciais.

O que acontece se eu não participar?
Aqueles que deixarem de responder os formulário deverão ter limitações em alguns processos acadêmicos, tais como impossibilidade de renovação de matrícula e de visualização de notas no semestre letivo por meio do SIGAA, por exemplo.

Por que outros membros da comunidade acadêmica, tais como servidores técnico-administrativos e professores de pós-graduação, não participarão da avaliação?
Os principais atores institucionais responsáveis pela qualidade do processo de ensino e aprendizagem – discentes e docentes – participarão neste primeiro momento. Em etapa posterior, os integrantes da pós-graduação e os técnico-administrativos ligados às coordenações de curso também participarão.

O que acontecerá com professores que forem avaliados de forma insatisfatória pelos alunos? E, no sentido inverso, o que acontecerá com as turmas que tiverem avaliação insatisfatória por determinados professores?
A avaliação institucional tem como lema a frase Conhecer e aprimorar: construindo a UFC. Portanto, o objetivo primordial é conhecer a realidade institucional da qual faz parte o segmento docente, de modo a aprimorá-la em sua totalidade, caracterizando, assim, ação e dinâmica de modo a construir uma UFC pujante e de qualidade cada vez mais elevada.