Descobertas em tecnologia 5G serão apresentadas por pesquisador nesta quinta-feira (30) no Campus do Pici

As mais recentes descobertas sobre a tecnologia 5G serão apresentadas durante conferência nesta quinta-feira (30), às 14h, na Sala de Seminários do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem Fio (Gtel), localizada no bloco 722 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O conferencista é do engenheiro João Paulo Miranda, pesquisador sênior do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) – instituição focada em inovação com base em tecnologias de informação e comunicação (TICs).

O pesquisador vai detalhar os avanços científicos sobre redução na interferência de sinais e sistemas de antena em larga escala (Massive MIMO). Em sua apresentação, Miranda mostrará um painel de cem trabalhos científicos feitos no CPqD, bem como os métodos e conclusões dos estudos do Centro nos últimos quatro anos.

A tecnologia 5G permite transmissão de dados ultrarrápida, com velocidade que pode chegar a cinco gigabytes por segundo, e interação com equipamentos domésticos, automóveis e máquinas. O Gtel, do Departamento de Engenharia da Teleinformática da UFC, realiza estudos técnicos para a implantação da tecnologia 5G – próximo passo na escala evolutiva das telecomunicações sem fio. O projeto é uma parceria com a empresa de tecnologia Ericsson, de origem sueca. O grupo é coordenado pelo Prof. Rodrigo Cavalcanti.

SOBRE O CONFERENCISTA – João Paulo Miranda recebeu seu diploma de doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Hannover, na Alemanha, em 2012. Em seguida, trabalhou como pesquisador de pós-doutorado na Trinity College Dublin, na Irlanda. Desde 2013, coordena projetos no CPqD, cuja sede é instalada em Campinas – São Paulo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602