UFC reunida até esta sexta (31) para Avaliação e Acompanhamento de Gestão

Imagem: O Reitor Jesualdo Farias e o Vice-Reitor Henry Campos coordenam o evento de planejamento (Foto: Guilherme Braga)Prossegue hoje (31), no auditório da Casa de José de Alencar, o Seminário de Avaliação e Acompanhamento de Gestão 2012-2014, da UFC, aberto no dia 29 com exposição do Reitor Jesualdo Farias. Ele mostrou a atual situação da UFC e falou sobre a programação para 2015 no tocante a infraestrutura, pessoal e modelo de gestão.

O Reitor destacou, no pronunciamento, reformas e construção de laboratórios, como a Central Analítica, a criação de biotérios para os campi do Interior e as intervenções feitas em todas as bibliotecas dos campi de Fortaleza.

“Avançamos nos rankings das melhores universidades nacionais e internacionais”, afirmou o Prof. Jesualdo, lembrando que a UFC que foi escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das cinco instituições para integrar convênio com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), bem como para participar do grupo de Altos Estudos para o Século XXI.

Imagem: O evento conta com a participação de gestores da UFC (Foto: Guilherme Braga)Ressaltou o Reitor, também, a inserção da UFC no cenário esportivo universitário nacional, com seus times de voleibol e futebol. “Em 2008, não tínhamos nem um time de futebol de botão", apontou o Prof. Jesualdo. Ele mencionou ainda a nova política de comunicação com os servidores por meio de uma plataforma que deixará a comunidade melhor informada e o levantamento que está sendo feito de bens móveis e imóveis da UFC.

A programação da manhã de hoje (30) do Seminário começa com a exposição sobre o Sistema de Bibliotecas e termina com o coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional, Prof. Nonato Lima. À tarde, os trabalhos são encerrados com o Prof. Luciano Moreira, superintendente do Complexo Hospitalar.

Ontem, o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Ernesto Pitombeira, fez a prestação de contas do trabalho da Pró-Reitoria e, ao final da fala, distribuiu um questionário no qual pede que seja feita uma análise da urgência e necessidade das ações em andamento ou a serem iniciadas. Já o modelo de acompanhamento da gestão foi exposto pela Pró-Reitora de Administração, Denise Correa, que apontou aumento da eficiência da gestão e controles internos. Entre os destaques, citou a redução do tempo de tramitação de processos.

Imagem: O encontro dos gestores ocorre até esta quinta-feira, na CJA (Foto: Guilherme Braga)ESTRATÉGIAS – A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) tem trabalhado com base em 10 diretrizes, disse o Pró-Reitor Serafim Ferraz. Dentre as quais, implantação dos novos planos de carreira, cargos e salários, conforme as Leis nº 12.772/2012 e 12.683/2013; a gestão do desempenho humano no trabalho; o programa de atenção e promoção à saúde, segurança, bem-estar e qualidade de vida; o programa de estruturação do trabalho e da requalificação da Central de Atendimento/Central de Serviços ao Servidor.

SALTO – Elevar os conceitos dos cursos de pós-graduação é uma das metas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, segundo afirmou o Pró-Reitor Gil Aquino. Apoiar a modernização da infraestrutura física dos laboratórios dos programas de pós-graduação, "no sentido de darmos  salto numérico e de qualidade", é outro objetivo. Enfatizou o Prof. Gil o fato de a UFC estar com 251 professores com bolsa de produtividade do CNPq.

FORMATO – A Pró-Reitoria de Extensão passou por uma reestruturação em seu formato administrativo, para possibilitar acompanhamento e controle mais permanente das ações extensionistas, informou a Pró-Reitora Márcia Machado, anunciando o retorno da Câmara de Extensão. Ela informou também sobre os resultados dos convênios com as prefeituras e, com entusiasmo, abordou o programa Conheça a Extensão da UFC, que já promoveu oito visitas a espaços da Universidade. Para 2015, está programada a implantação do modelo gerencial do Sistema SIGAA, destinado ao monitoramento, controle e avaliação de ações de extensão da Pró-Reitoria.

ENERGIA –    Em sua exposição, o Prof. Sérgio Armando Benevides, titular da Superintendência de Infraestrutura da UFC, destacou as ações referentes à melhoria do fornecimento de energia elétrica, notadamente no Campus do Pici, onde foram investidos cerca de R$ 3,7 milhões. Segundo Benevides, em 2015 será feito diagnóstico do serviço de transporte da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332