Melhores trabalhos dos Encontros Universitários 2014 são premiados

Os EU foram realizados de 22 a 24 de outubro, no Centro de Convivência da UFC (Foto: Ribamar Neto)Os melhores trabalhos apresentados nos Encontros Universitários (EU) 2014 da Universidade Federal do Ceará foram premiados na segunda-feira (3), às 10h, no Auditório Ícaro de Sousa Moreira, do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A lista dos premiados no XXXII Encontro de Iniciação Científica e VI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação está no site do evento.

Na solenidade, organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), os estudantes receberam Certificado de Premiação, atestando que seus trabalhos foram escolhidos como os melhores na área em 2014. Esses certificados poderão ser utilizados nos currículos dos alunos, ajudando-os na obtenção de bolsas de estudo e em processos de seleção. Até o final do mês de novembro, todos os demais estudantes que participaram dos EU poderão fazer o download de seus certificados de participação no site do evento.

Organizados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em 2014, os EU foram realizados de 22 a 24 de outubro, no Centro de Convivência da UFC, no Campus do Pici, reunindo 4.106 trabalhos selecionados por 10 editais. Participaram do evento estudantes que atuam, como bolsistas ou não, em projetos e programas cadastrados na UFC.

BALANÇO POSITIVO – O Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, que presidiu essa edição do evento, fez uma avaliação positiva dos EU 2014. "Hoje é possível fazer uma avaliação baseada nas informações repassadas pelos próprios participantes dos Encontros. O evento correspondeu a nossas expectativas, com professores e alunos dizendo que o evento foi extremamente bom, que o novo local é aprazível e propiciou uma melhor apresentação dos trabalhos e maior convivência dos participantes", disse Almeida.

Sobre a importância do evento, a Profª Maria Edivani Barbosa, do Curso de Geografia, acredita que a socialização dos trabalhos apresentados é o ponto mais relevante: "A Universidade precisa dar respostas à sociedade, e este é um espaço aberto ao público". Ela atuou como avaliadora no Encontro de Iniciação à Docência.

A Profª Ruth Carvalho Pinho, professora do Curso de Ciências Contábeis e avaliadora em todos os Encontros, destaca que os EU mostram um "universo que se abre para o aluno entender exatamente o que ele estuda em termos científicos e como aquele conhecimento pode ser posto em prática".

ESTUDANTE – Diná Ester é estudante de Pedagogia e apresentou seu trabalho no Encontro de Iniciação à Docência. Para ela, trata-se de um momento muito rico, no qual são realizadas trocas de experiência entre alunos de vários cursos da Universidade. "É importante para promover o encontro entre estudantes que normalmente não têm possibilidade de se encontrar. Por exemplo, eu sou da Faculdade de Educação e aqui estou vendo trabalhos da Medicina e da FEAAC (Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade)."

Neste ano, pela primeira vez, houve encontros específicos para os Programas de Educação Tutorial (PET) e para Cultura Artística. "Este primeiro Encontro dos PETs é fruto do trabalho que os grupos já vêm desenvolvendo, pois já têm essa premissa das discussões em grupo e dos encontros semanais. Foi bastante positivo reunir todos os PETs – PET UFC, PET Sesu e PET Conexão de Saberes", comentou a Profª Sônia Castelo Branco, coordenadora de Acompanhamento Discente da Prograd.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9941 / Pró-Reitoria de Graduação — fone: 85 3366 9410