Lançado manual com Código de Ética dos Servidores da UFC; distribuição já está ocorrendo

A Universidade Federal do Ceará lançou durante o Seminário de Avaliação e Acompanhamento de Gestão, que aconteceu de 29 a 31 de outubro, o Código de Ética dos Servidores da UFC, um conjunto de princípios e normas para orientar a conduta dos servidores no desempenho de suas atividades, visando ampliar a confiança da sociedade na integridade e transparência das ações empreendidas pela UFC.

O Código também objetiva sensibilizar pessoas físicas e jurídicas sobre a importância de observar as regras de conduta ética nas relações estabelecidas com a Universidade. O documento, em formato de manual, já começou a ser distribuído entre os servidores.

A comissão responsável pela produção, criada pela Portaria nº 3.677ª, de 15 de outubro de 2013, foi integrada por João Lucas Marques Barbosa (presidente), Fernando Henrique Monteiro Carvalho, João Edmar da Silva Ribeiro, Faustino de Albuquerque Sobrinho, Maria Neile Torres de Araújo, Helena Serra Azul Monteiro, Tereza Cristina Aguiar Lima e Maria do Socorro de Sousa Rodrigues.

DEVERES – O Capítulo IV do Código de Ética, no artigo 10, estabelece como deveres do servidor: observar em sua conduta a honra e a dignidade de seu cargo ou função, em harmonia com a preservação da boa imagem institucional da Universidade; abster-se de agir em favor de interesses particulares, resistindo a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes que visem quaisquer favores, benefícios ou vantagens indevidas para si, para outros indivíduos, para grupos de interesses ou entidades públicas ou privadas.

E mais: atuar sem prejudicar deliberadamente seus colegas ou usuários dos serviços da UFC; não permitir ou não contribuir com perseguições, nem com ações motivadas por simpatias, antipatias, caprichos, paixões e/ou interesses de ordem pessoal que interfiram nas relações de trabalho e/ou no trato com o público; e evitar o uso de informações privilegiadas, obtidas no âmbito interno de seu serviço, em beneficio próprio, de parentes, de amigos ou terceiros.

Estão sujeitos ao Código todos os servidores públicos, empregados, bolsistas e estagiários vinculados aos órgãos e unidades da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332