Alunos e professores que não fizeram a avaliação institucional devem participar de 24 a 26

Imagem: A avaliação é uma atividade obrigatória para professores e alunos de graduação presencial (Foto: UFC/CCSMI)Mais de 1.800 estudantes e professores de 18 cursos de graduação presenciais da UFC participaram, nos dias 3 e 4 de novembro, da etapa experimental da avaliação institucional da Universidade. Agora, todo o corpo discente e docente dos mais de 100 cursos da UFC, além daqueles que perderam o prazo da primeira etapa, deverão participar da aplicação geral da avaliação, nos dias 24, 25 e 26 deste mês.

Este é o momento de refletir e opinar sobre a qualidade dos cursos, analisando questões como infraestrutura, coordenação, metodologias usadas em sala de aula, dentre vários outros aspectos.

A avaliação institucional da UFC já é feita há bastante tempo, sempre no fim de cada semestre letivo, através de questionários em papel distribuídos entre as turmas. Mas, em 2014, o processo foi aprimorado para se tornar mais ágil e eficiente.

Pela primeira vez, a atividade será totalmente on-line, através de formulários disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Com o lema "Conhecer e aprimorar: construindo a UFC", a iniciativa pretende dar voz à comunidade universitária, fazendo com que professores e alunos assumam o protagonismo do processo avaliativo.

A participação na avaliação é obrigatória, já que o objetivo da Administração Superior é captar um retrato fiel da graduação da UFC. Mas estão liberados os estudantes matriculados unicamente na disciplina de Estágio Supervisionado ou na de Trabalho de Conclusão de Curso. Na avaliação, os alunos opinarão sobre os seguintes aspectos: atuação dos docentes, atuação da coordenação e condições de funcionamento do curso (infraestrutura, biblioteca, laboratório etc.), além de fazerem uma autoavaliação.

Já os professores avaliarão o conjunto de alunos da turma para a qual ministram aula, as condições de trabalho e também realizarão uma autoavaliação. O processo é totalmente anônimo – nem os professores, nem os alunos precisarão se identificar para responder aos questionários.

TESTE APROVADO – De acordo com o coordenador de Avaliação Institucional da UFC, Wagner Andriola, a etapa experimental da avaliação funcionou de forma bastante satisfatória, e o sistema de informática criado para a atividade respondeu às expectativas.

Andriola ponderou, no entanto, que o desafio será sensibilizar todos os estudantes e professores para a importância da participação. Aqueles que deixarem de responder os formulários deverão ter limitações em alguns processos acadêmicos, tais como impossibilidade de renovação de matrícula e de visualização de notas no semestre letivo por meio do SIGAA, por exemplo.

Conheça todo o processo e tire dúvidas sobre a avaliação institucional.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332