Procurar no portal

Lançado Manual de Fiscalização e Gestão de Contratos da UFC

Foi lançado na tarde do dia 6, no auditório da Reitoria, o Manual de Fiscalização e Gestão de Contratos, trabalho da Pró-Reitoria de Administração (Pradm) da Universidade Federal do Ceará  "construído depois de ampla discussão  com todos os gestores da Instituição”, como afirmou a Pró-Reitora, Profª Denise Maria Moreira Chagas Correa, na solenidade de lançamento. O Vice-Reitor Prof. Henry de Holanda Campos depois de parabenizar toda a equipe da Pradm pela excelência do Manual que disse saber "deu muito trabalho", ressaltou o "esforço sobre-humano da atual gestão  para que tudo seja feito de forma absolutamente transparente e democrática". A auditora Maria Glícia Santiago destacou a importância do Manual porque  "dá a noção exata de  nossas dificuldades e mostra como temos de avançar no sentido da governança".

As discussões  para a construção do Manual começaram em março deste ano, o que gerou uma minuta  que  deu uma visão sistêmica do conteúdo, explicou a Profª Denise Correa, acrescentando que depois de pronta ainda passou por três reuniões com a UFC Infra e com a Auditoria Interna.

O Manual se propõe a padronizar as rotinas inerentes ao acompanhamento da execução dos contratos no âmbito da UFC. A Pradm já produziu manuais aplicáveis aos procedimentos de compra e contratação de bens e serviços, bem como de gestão de materiais e patrimônio, faltava a manualização das rotinas relacionadas ao acompanhamento da execução dos contratos firmados pela Instituição, disse a Pró-Reitora Denise Correa.

CONTEÚDO – Com 64 páginas, o Manual  de Fiscalização e Gestão de Contratos trata das responsabilidades das unidades administrativas, do acompanhamento e fiscalização de contratos, das garantias contratuais, da liquidação e pagamento de despesas, das sanções administrativas e das vedações ao fiscal.

Como apêndices constam modelo de ofício de boas-vindas, formulários de ata de reunião, ordem de serviço e solicitação de esclarecimentos e providências quanto a pagamento, bem como  uma lista de verificação de liquidação de pagamentos de contratos.

Fonte: Profª Denise Maria Moreira Correa – Pró-Reitora de Administração da UFC – fone: 85 3366 7360 e 3366 7362

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300