CASa divulga programação de atividades formativas do mês de novembro

Imagem: O projeto CASa é promovido pela Pró-Reitoria de GraduaçãoA Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) – programa de formação docente da UFC divulgou a programação de atividades para o restante do mês de novembro. A CASa de Religião promoverá o quarto encontro Caminhos Religiosos do Conhecimento, desta vez abordando o tema "A integração pessoal na União do Vegetal". A atividade será realizada no dia 18, às 14h, na Sala de Seminários da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Também na Sala de Seminários da Prograd, haverá no dia 19 um Espaço Temático com o Prof. José de Paula Barros Neto, diretor do Centro de Tecnologia da UFC, que fará palestra sobre a abordagem qualitativa na pesquisa científica. A atividade começará às 14h30min.

O Encontro de Docência deste mês será no dia 26, a partir de 9h, na Sala de Seminários da Prograd. A atividade será conduzida pelo Prof. Fernando Lincoln Mattos, do Instituto UFC Virtual. Mattos é graduado em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e possui mestrado e doutorado em Educação, ambos pela UFC.

Imagem: O diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Barros Neto, fará duas atividades na programação de novembro do CASa (Foto: CCSMI/UFC)Ainda no dia 26, à tarde, o Prof. Barros Neto, do Centro de Tecnologia da UFC, retorna para uma atividade dos Diálogos CASa UFC. Ele falará sobre experiência na gestão acadêmica. Será às 14h30min, na Sala de Seminários da Prograd.

Já a CASa de Afrocultura promoverá uma atividade na Praça dos Mártires (Passeio Público), de 26 a 29 de novembro, durante os três turnos. O momento consiste no V Memórias de Baobá: formação das africanidades nas nossas raízes ancestrais – pertencimento afro nos territórios negros e nas comunidades escolares. O público-alvo dessa atividade são alunos de graduação e pós-graduação, docentes de ensino superior, educadores da rede pública de ensino, pesquisadores, brincantes de manifestações culturais afro e demais interessados.

SOBRAL – Nos dias 18, 19 e 20 de novembro, haverá o EncontraMus 2014.2, mostra de produção do Curso de Música da UFC em Sobral. O evento contará com apresentações práticas instrumentais e vocais de grupos do curso de graduação, grupos de extensão e iniciativas independentes dos estudantes e professores.
Os formulários de inscrição e a programação completa estão disponíveis no site da CASa.

CONTABILIZAÇÃO DE CARGA HORÁRIA – A programação de novembro da CASa teve início no dia 6, com o seminário  pedagógico do Prof. Cipriano Luckesi, dentro da programação do VIII Encontro de Práticas Docentes (EPD) e do II Seminário Institucional de Iniciação à Docência. Os professores da CASa que apresentarem trabalho em algum dos dois eventos terão direito a contabilizar carga para formação docente.

Para isso, é necessário que a participação seja comprovada, com a entrega de cópia do certificado na secretaria da CASa, localizada na Prograd. Para cada apresentação de pôster, simpósio e/ou apresentação artística serão convalidadas três horas de atividade para a CASa.

Fonte: Divisão de Formação Docente – fone: 85 3366 9218