Laboratório de Estudos da Violência promove seminário internacional

Imagem: Cartaz do Seminário Internacional promovido pelo LEV (Foto: Divulgação)Celebrando 20 anos de atividades, o Laboratório de Estudos da Violência (LEV), vinculado ao curso de Ciências Sociais da UFC, promove, de 2 a 5 de dezembro, o Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais, que discute o tema "Territorialidades e negociações". Na quarta edição, o evento traz, em sua programação, conferências e mesas-redondas que serão realizadas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Departamento de Ciências Sociais da UFC (Av. da Universidade, 2995, Benfica).

Na solenidade de abertura, a presença do professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) José de Souza Martins. O pesquisador falará sobre "A violência reversa do linchamento", no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 18h30min.

O Seminário tem, ainda, como destaque em suas atividades a presença de pesquisadores de renome na área de violência e conflito, como: o professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e líder do Coletivo de Estudos sobre violência e sociabilidade, Luiz Antônio Machado; o professor do Departamento de Sociologia e fundador do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Michel Misse, além dos pesquisadores de instituições de ensino estrangeiras Myriam Jimeno (UNAL-Bogotá/ Colômbia) e Daniel dos Santos (University of Otawa–Canadá).

A conferência de encerramento será no cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no dia 5, às 19h, com o Ph.D. em Criminologia e pesquisador da Universidade de Otawa, Álvaro Pires e a livre-docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo Vera Telles. A mediação será do Coordenador do LEV, Prof. César Barreira.

Mais informações e inscrições no site do evento, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SOBRE O LEV – O Laboratório de Estudos da Violência (LEV) é um núcleo de pesquisa com atividades de ensino e extensão, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, que desenvolve estudos aprofundados sobre violência, segurança pública, criminalidade, conflitos sociais, direitos humanos e cidadania. Na produção de análise sobre violências, conflitos sociais e cidadania no mundo contemporâneo, o laboratório tem adotado enfoque interdisciplinar e promovido troca de experiências por meio de pesquisas, publicações acadêmicas, organização de seminários nacionais e internacionais, possibilitando reflexão conjunta entre diferentes campos acadêmicos, como Ciências Sociais, Direito e Psicologia.

Fonte: Suiany Silva, da Produção Cultural do IV Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: Territorialidades e Negociações – fone: 85 3366 7425