Fundo Newton recebe propostas de eventos de intercâmbio até 20 de novembro

O Fundo Newton de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes está recebendo até dia 20 de novembro inscrições com propostas de eventos de intercâmbio em parceria com instituições britânicas. Serão investidos 75 milhões de euros em diversos programas que contemplem mobilidade, pesquisa e capacitação em 15 países.

Uma linha é dirigida a pesquisadores, que podem enviar propostas de workshops em parceria com instituições britânicas em cinco temas: Segurança Alimentar; Terapias Avançadas para o Tratamento de Doenças Crônicas e Terapias Genéticas; Doenças Negligenciadas; Rádio Farmacêuticos e Nanotecnologia Aplicada a Questões de Saúde Pública.

Cada workshop deverá ser coordenado por dois pesquisadores, um no Brasil e um no Reino Unido, e ter duração entre três e cinco dias. Os workshops deverão ser realizados entre 1º de abril de 2015 e 31 de março de 2016.

A outra linha é de cunho institucional. Podem ser enviadas propostas para um conjunto de atividades de cooperação entre instituições brasileiras e britânicas, incluindo workshops, missões, palestras e outras atividades de intercâmbio que podem ser realizadas em até dois anos. São duas chamadas coordenadas pelo British Council em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) do Governo Federal.

As áreas contempladas com a Capes serão: Descoberta de Novas Drogas (prioridade será dada a doenças negligenciadas ou condições médicas que aflijam populações de baixa renda), Agricultura, Água e Meio Ambiente. Já na parceria com a SAE, o foco será em Mudanças Climáticas, incluindo a construção de um polo de conhecimento de adaptação às mudanças climáticas no Brasil. Mais informações no site do British Council ou pelo telefone 85 3366 7452, da Pró-Reitoria de Extensão.  

SOBRE O FUNDO – Lançado no Brasil pelo Ministro das Finanças britânico George Osbourne, em abril de 2014, o Fundo Newton de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes investirá 75 milhões de euros  em diversos programas que contemplam mobilidade, pesquisa e capacitação em 15 países. No Brasil, deverão ser investidos 27 milhões de euros até 2017. O fundo é parte do compromisso assumido pelo Reino Unido frente à comunidade internacional de promover iniciativas que fortaleçam o desenvolvimento social e econômico de países emergentes.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão – fone: 85 3366 7452