Encerramento dos Encontros Literários Moreira Campos acontece na quarta-feira (19)

Imagem: Campos é considerado um dos maiores contistas do País (Foto: Escritores - ACE)O Departamento de Literatura da UFC, com apoio do Acervo do Escritor Cearense (AEC), realiza na próxima quarta-feira (19), às 18h, no Auditório José Albano, na área I do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica), o encerramento dos Encontros Literários Moreira Campos (1914-1994), programa de extensão do curso de Letras da Instituição. Durante o ano de 2014, o evento prestou homenagem ao centenário de nascimento do escritor cearense, considerado um dos maiores contistas do País, que dá nome ao evento.

Coordenada pela Profª Odalice de Castro, esta edição dos Encontros Literários contou com palestras e jornadas literárias abordando o centenário do autor. Da programação de encerramento constam a palestra "Literaturas lusófonas – contatos e descobertas", ministrada pelos professores José Leite Júnior e Sueli Saraiva; a exposição dos bordados produzidos na oficina Uma Viagem Bordada pela Literatura de Moreira Campos, realizada em junho passado; e a entrega de certificados aos participantes dos Encontros Literários e da 2ª Jornada Literária – 100 anos de Moreira Campos.

MOREIRA CAMPOS E OS ENCONTROS LITERÁRIOS – Moreira Campos foi professor do curso de Letras e Pró-Reitor de Graduação (1973-1979) da UFC. Nas crônicas de Porta de academia, de 26 de março de 1988, ele falou da satisfação de coordenar os Encontros Literários na Faculdade de Letras do Centro de Humanidades. Naquela oportunidade, com quatro anos de existência, o evento já desfrutava de prestígio entre estudantes e comunidade e construía uma tradição. A partir daquela edição, os Encontros Literários, que se tornaram um dos principais eventos de literatura do Ceará, ganharam o nome do escritor e idealizador do evento.

Fonte: Charles Ribeiro, doutorando de Pós-Graduação em Literatura Comparada da UFC – fones: 85 8881 0416 e 85 9980 6751 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.