Projetos da UFC apoiam os servidores na transição para a aposentadoria

Imagem: O PPA tem como objetivo orientar e propiciar reflexões sobre a aposentadoria (foto: Ribamar Neto)A Divisão de Apoio Psicossocial (DiAPS), da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho, trabalha questões voltadas não só aos servidores docentes e técnico-administrativos ativos, mas também aposentados, por intermédio de duas ações: o Projeto de Preparação para a Aposentadoria (PPA) e o Projeto de Valorização do Aposentado (PVA).

O PPA tem como objetivo orientar e propiciar reflexões sobre vários assuntos pertinentes à questão da aposentadoria, sendo destinado aos servidores com o seguinte perfil: homens – que tenham 33 anos ou mais de serviço e idade mínima de 58 anos – e mulheres – que tenham 28 anos ou mais de serviço e idade mínima de 53 anos. Estes servidores, próximos de se aposentar, participam de palestras, oficinas e dinâmicas que acontecem semanalmente e são ministradas por professores e técnico-administrativos da própria UFC.

Dentre os temas abordados, estão o significado da aposentadoria; relações interpessoais e familiares; aspectos jurídicos, previdenciários, fisiológicos, sociais e psicológicos da aposentadoria; planos de cargos e carreiras; expressão artística; bem como atividades externas que visam a socialização do grupo. Além da variedade de atividades desenvolvidas pelo PPA, "o projeto busca subsidiar as tomadas de decisão frente à nova realidade que se apresenta", afirma Márcia Martins, assistente social da DiAPS.

Em relação ao Projeto de Valorização do Aposentado da UFC (PVA), a programação é formatada em módulos mensais que abordam temáticas, como saúde física e psicológica, relações familiares, direito dos idosos, questões financeiras, dentre outras. O PVA propicia aos aposentados um elo de aproximação com a Universidade e a integração com outros aposentados e servidores da ativa.

Imagem: Os encontros acontecem no no Auditório da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (foto: Ribamar Neto)O essencial é que ambos os projetos contribuem para a reflexão de uma aposentadoria fundamentada em uma vida mais saudável, equilibrada, diante dos novos desafios, harmoniosa nas relações sociais. Segundo Márcia Martins, "já se formaram vários grupos de amizade fora do grupo institucional", o que corrobora na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

Os encontros do PPA acontecem às terças-feiras e os do PVA, às quartas-feiras, ambos no auditório da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (Anexos da Reitoria, bloco II,  altos), sempre no período da tarde, com início às 14h30.

Fontes: Márcia Martins – fone: 85 3366 7411/ Fanny Abitbol – fone: 85 3366 7887