Secult-Arte abre chamada para envio de propostas nas áreas de cultura e arte até dia 24

A Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas, até 24 de novembro, para o envio de propostas de ações que podem vir a integrar o Plano de Cultura da UFC. As propostas deverão ter como base os objetivos definidos pelo Edital Mais Cultura nas Universidades, do Ministério da Cultura, que prioriza "programas, projetos e ações em espaços culturais que articulem formação, inovação e difusão em arte e cultura, equipando e reestruturando ambientes de ensino e pesquisa já existentes, podendo contar com a participação de outras instituições de caráter cultural, artístico ou educacional, definidas por iniciativas parceiras".

Após debates realizados com a comunidade acadêmica no último dia 4 de novembro, na Casa de José de Alencar, a Secult-Arte orienta que os eixos condutores das propostas a serem enviadas devem "contribuir para a formação artística, cultural, cidadã e crítica de estudantes que integram a educação superior e a educação profissional e tecnológica mediante a sua participação no Programa", conforme consta entre os objetivos do referido edital.

As ações selecionadas irão compor o Circuito UFC-Arte, em todos os campi da Instituição, com oficinas, mostras, residências, projetos de extensão e de pesquisa com atuação na comunidade, criação de jogos e softwares, arte digital e transmídia, ações junto a populações em vulnerabilidade social, dentre outras. Também poderão ser previstas ações que promovam a abertura de canais de comunicação com órgãos de fomento e Secretarias de Cultura e Educação.

COMO SE INSCREVER – Os interessados devem preencher formulário eletrônico até as 23h59min do dia 24 de novembro. A Secult-Arte fará análise e articulação das propostas enviadas de modo a contemplá-las em projeto único, institucional, de acordo com as diretrizes do edital, bem como no sentido de fortalecer e agregar as ações culturais da UFC.

No dia 3 de dezembro, na Casa de José de Alencar, será realizada uma última reunião visando à finalização do Plano de Cultura da UFC.

Fonte: Secult-Arte da UFC  fone: 85 3366 9780