MEC institui programa Idiomas sem Fronteiras para alunos e professores

O Ministério da Educação (MEC) instituiu o programa Idiomas sem Fronteiras, com o objetivo de formar e capacitar em idiomas estudantes, professores e corpo técnico-administrativo das Instituições de Educação Superior (IES) públicas e privadas e de professores de idiomas da rede pública da educação básica. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (17).

Serão sete línguas estrangeiras abrangidas: inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim e alemão. O programa também prevê a formação e a capacitação de estrangeiros em língua portuguesa.

Segundo a portaria, o programa Inglês sem Fronteiras (IsF), lançado em dezembro de 2012, será agora um componente do Idiomas sem Fronteiras, tornando-se apenas uma das ações do novo programa. Até então, a iniciativa era a principal medida do MEC para elevar a proficiência de possíveis candidatos a bolsas do CsF. Cada instituição brasileira que participar ganhará um "núcleo de línguas", responsável por gerir a concessão das bolsas e ministrar cursos presenciais nos idiomas que comporão o programa. Os núcleos também poderão aplicar testes de proficiência para estudantes que desejam obter um certificado.

A portaria esclarece que o novo programa será custeado por dotação orçamentária da União, mas ainda não há valores exatos, uma vez que os editais serão lançados conforme a demanda e as parcerias que forem firmadas. Para a execução do programa, poderão ser firmados convênios, acordos de cooperação, ajustes com órgãos e entidades do governo, do mesmo modo que poderão ser utilizadas parcerias já firmadas no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras e de outras políticas públicas de internacionalização.

Por meio do atual IsF, qualquer aluno de graduação de instituição pública de ensino superior pode se inscrever no My English Online (MEO), plataforma virtual com aulas e exercícios de inglês gratuitos. O site também se estende a instituições particulares de ensino, desde que o estudante tenha tirado ao menos 600 pontos no Enem. De acordo com dados da Capes, o MEO já tem mais de 500 mil inscritos.

O IsF NA UFC  O Inglês sem Fronteiras na UFC já aplicou, entre setembro de 2013 e novembro de 2014, cerca de 8.000 testes TOEFL ITP. Através de seu Núcleo de Línguas (NucLi), o IsF mantém na UFC 24 turmas presenciais de cursos de desenvolvimento de proficiência na língua inglesa, atendendo a 480 alunos em fluxo contínuo.

Fonte: Vládia Borges, coordenadora do Inglês sem Fronteiras na UFC – fone: 85 3366 7602