Experiências no binômio educação-saúde integram a programação do XXXI Network

Imagem: The Network homenageou o líder político Nelson Madela e a ativista dos Direitos Humanos Maya Angelou (Foto: Arlindo Barreto)Com a presença de representações de 37 países dos cinco continentes, teve início na noite dessa quarta-feira (19) o XXXI The Network – Towards Unity for Health, cujo tema desta edição é "Fortalecendo a educação de profissionais da saúde como política de melhoria da saúde". Atuaram como apresentadores da solenidade o Prof. Henry Campos, Vice-Reitor da UFC, e Ana Estela Haddad, da Universidade de São Paulo (USP), coordenadores do evento, que tem como Presidente e Vice-Presidente de Honra, respectivamente, o Ministro da Educação, Henrique Paim, e o Reitor da UFC, Jesualdo Farias.

A edição 2014 do TUFH presta tributo a Nelson Mandela e à escritora e ativista dos direitos humanos norte-americana Maya Angelou. Os dois, falecidos neste ano, estão retratados em banners gigantescos servindo de cenário do palco que recebeu as autoridades. O Secretário-Geral da Organização Panamericana de Saúde (Opas) fez uma saudação aos participantes, ressaltando a importância dos encontros anuais sobre educação e saúde, e desejou trabalho proveitoso a todos.

A palestra da noite ficou a cargo do Prof. Paulo Speller, Secretário de Educação Superior do MEC, que discorreu sobre a "Integração entre os setores de educação e saúde – um imperativo para viabilizar a educação contemporânea dos profissionais da saúde". Apresentou as estratégias dos ministérios da Educação e da Saúde, destacando o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAPES) e o programa Mais Médicos, que, como disse, "é uma grande jornada, que permitiu implementar uma articulação entre as políticas de saúde e educação".

Speller mostrou as dificuldades ainda enfrentadas pelo Brasil, tais como o baixo índice de médicos por habitantes, bem como o também insuficiente índice de profissionais que se formam a cada ano.

A escolha do Brasil como sede do evento (em 2013 realizou-se na Tailândia) resulta do sucesso das políticas de Estado. A ampliação e democratização do acesso ao ensino superior público e a expansão dos cursos de Medicina são dois de vários itens que têm despertado o interesse da comunidade internacional.

Imagem: Prof. Henry Campos durante abertura do evento (Foto: Arlindo Barreto)A cerimônia de instalação do evento foi encerrada com a apresentação do Coral da UFC, que interpretou músicas brasileiras acompanhadas de instrumentos de percussão, levando o público a levantar-se e dançar, em uma grande roda.

PROGRAMAÇÃO – Hoje (20), às 9h, a Profª Vanessa Burch, da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, tendo como moderador o Prof. Francisco Eduardo de Campos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), falou sobre a "Aliança de escolas médicas como indutora de mudanças no sistema de saúde – um legado da África do Sul".

Na sexta-feira (21), às 9h, Arthur Kaufman, da Universidade do Novo México (EUA), vai discorrer sobre "Responsabilidade social como uma política para promover a educação nas profissões de saúde e uma resposta para a crise dos recursos humanos em saúde", tendo como moderador o Prof. Valdez Bollela, da USP.

Já no domingo (23), tendo como moderador o Vice-Reitor da UFC, Henry de Holanda Campos, o Prof. Jan De Maeseneer, da Bélgica, vai mostrar a "Inovação na educação dos profissionais de saúde", a partir das 9h. Acesse o programa no evento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332