Estudantes devem responder ao Questionário no Enade até 29 de novembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até 29 de novembro o período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014. Quem não conseguiu responder às perguntas deve acessar o sistema on-line do Exame, usando o CPF, nome completo ou nome do curso.

O preenchimento é obrigatório e deve ser feito no ambiente virtual destinado ao universitário. Aqueles que não responderem estarão em situação irregular junto ao Enade e poderão ficar impedidos de colar grau e receber o diploma, mesmo que tenham prestado o Exame.

Leia também a matéria do Jornal da UFC sobre o Enade

O Questionário é uma forma de coletar informações do perfil socioeconômico e cultural dos alunos do ensino superior para, em seguida, gerar indicadores relativos à infraestrutura e à organização didático-pedagógica do curso. Esses indicadores, juntamente com os conceitos Enade e IDD, e os números de docentes doutores, mestres e com dedicação exclusiva, compõem o conceito preliminar do curso (CPC), gerado após o Enade.

Este ano, 5.382 estudantes da UFC estão inscritos no Enade. Destes, 2.195 são concluintes e 3.187 ingressantes, em um total de 55 cursos a serem avaliados. No entanto, apenas os concluintes precisaram fazer a prova, pois os ingressantes já participam com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Nesta edição, a prova foi aplicada no dia 23 de novembro. Foram inscritos 483.520 estudantes de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológico.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: 85 3366 9020