Festival UFC de Cultura resgata história da Universidade e sua contribuição para a arte

Imagem: Logomarca do VII Festival UFC de CulturaDe 1º a 5 de dezembro, a sétima edição do Festival UFC de Cultura volta a movimentar o cenário cultural da Capital cearense. Neste ano, o evento celebra o compromisso da Instituição, desde sua fundação, de valorizar e fomentar o patrimônio imaterial que é a identidade cearense.

Em intercâmbio perene com a sociedade, a programação reforça o papel da Universidade na produção de conhecimento, estímulo ao pensamento crítico, formação de plateias e democratização do acesso às artes. Esses princípios são reafirmados pela longevidade de projetos e iniciativas culturais quase tão antigas quanto a própria Universidade, como o Coral da UFC (fundado em 1959) e o Museu de Arte da UFC – MAUC (criado em 1961).

O Festival UFC de Cultura tem como característica valorizar artistas, grupos e expressões culturais cuja penetração no circuito comercial seja de certa forma limitada. Ao adotar essa missão, tão cara à UFC, o Festival faz sua parte na preservação, divulgação e renovação dos valores artísticos e culturais de nossa terra.

Em uma semana de atividades, serão promovidos shows musicais, seminários, mostras de teatro e cinema, lançamento de livros, exposição de artes plásticas com três artistas cearenses, oficinas e feira de artesanato. A programação é completamente gratuita.

O Festival UFC de Cultura é uma realização da Universidade Federal do Ceará e da ONG Universos, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e da Coelce. Veja detalhes da programação nos links abaixo, no site do Festival, ou ainda na fanpage do evento no Facebook. Você pode também seguir o perfil do Festival no Twitter.

PROGRAMAÇÃO:

Shows  Estilos variados marcam programação musical do VII Festival UFC de Cultura

Cinema e Audiovisual  Mostra retrospectiva apresenta produção do Curso de Cinema e Audiovisual

Exposição  Exposição de Descartes Gadelha, Mestre Noza e Zé Pinto mostra panorama da arte cearense em três dimensões

Oficinas  Festival oferta ao público oficinas gratuitas nas áreas de dança, moda, educação, música e rádio

Seminários  Seminários do Festival UFC de Cultura trazem discussões sobre poesia, preconceito e patrimônio histórico

Teatro  Festival apresenta resultado dos laboratórios de criação do Curso de Teatro

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7319 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.