Em sua primeira edição on-line, Avaliação Institucional da UFC tem grande participação

Imagem: Esta foi a primeira vez em que a avaliação ocorreu de forma unificada e on-line (Foto: Daniel Rocha/Publico)Com o lema "Conhecer e aprimorar: construindo a UFC", foi realizada, de 24 de novembro a 1º de dezembro, a Avaliação Institucional da UFC. Pela primeira vez, o processo ocorreu totalmente on-line e seguiu nova metodologia, tornando estudantes e professores protagonistas do sistema avaliativo.

A organização e o engajamento da comunidade acadêmica se refletiram nos bons índices de participação. Dos estudantes de graduação, 14.912 realizaram a avaliação, número correspondente a 68% dos matriculados em cursos presenciais. Entre os professores, participaram 1.211, o que equivale a 64% do total de docentes dos cursos de graduação.

Os módulos informatizados de avaliação, que ficaram disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), foram desenvolvidos em conjunto pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), pela Coordenadoria de Avaliação Institucional (CAI) e pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). Segundo os organizadores, o processo e a adesão da comunidade foram considerados bastante satisfatórios, inclusive superando as expectativas.

"Consideramos a avaliação um sucesso, por dois motivos principais. Inicialmente, porque foi uma espécie de primeiro ensaio do novo sistema, que é uma inovação. E, segundo, porque o índice de participação foi muito bom, acima do que esperávamos", explica o Coordenador de Avaliação Institucional da UFC, Prof. Wagner Andriola.

No processo avaliativo, docentes e estudantes refletiram e opinaram sobre aspectos relevantes que impactam na formação dos alunos. Agora, CPA, CAI e STI estão envolvidas na organização dos dados obtidos e na geração de relatórios para os vários interessados da comunidade acadêmica da UFC: alunos, professores e gestores.

A expectativa é que, em março de 2015, as Comissões Setoriais de Avaliação (CSA) possam utilizar as informações e relatórios oriundos da avaliação para dar início às primeiras medidas de planejamento participativo de ações de aprimoramento na Universidade, referentes aos seguintes aspectos avaliados: atuação do professorado em sala de aula; gestão dos cursos de graduação; condições de funcionamento dos cursos; participação de alunos e professores no processo de ensino e aprendizado.

QUEM NÃO FEZ – Estudantes e professores que deixaram de fazer a Avaliação Institucional não sofrerão nenhum tipo de sanção, conforme ficou decidido. "Como foi a primeira avaliação nesses moldes, decidimos que não haverá qualquer ação punitiva para quem não participou. Apenas lamentamos, porque essas pessoas ficaram de fora de um processo de cidadania", diz o Prof. Andriola.

Porém, ele pondera que a próxima edição da Avaliação, referente ao período letivo 2015.1, terá caráter obrigatório para todos os estudantes e professores aptos a participar. A Avaliação Institucional ocorrerá sempre no fim de cada semestre letivo.

Fonte: Prof. Wagner Andriola, Coordenador de Avaliação Institucional – fone: 85 3366 7345