Pesquisadores da UFC e IFCE lançam livro sobre sistemas de aquisição de dados sem fio

Imagem: O livro está disponível nas versões impressa e on-line (Foto: Divulgação)O livro Desenvolvimento de sistemas de aquisição de dados sem fio, resultado da pesquisa conjunta da doutoranda Renata Imaculada Soares Pereira e do Prof. Paulo Carvalho, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC; e do Prof. Sandro Jucá, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), foi lançado em versão impressa e on-line pela editora Ciência Moderna.

Na obra são descritas aplicações práticas de conceitos de eletrônica, sistemas embarcados e microcontroladores para o desenvolvimento de sistemas de aquisição de dados sem fio e monitoramento on-line de geração elétrica a partir de fontes renováveis de energia.

Também estão compilados na publicação estudos feitos em outros momentos da carreira acadêmica dos três autores. A seção "Monitoramento on-line em planta de bombeamento de água acionada por gerador eólico" é resultado dos estudos com que Renata Pereira ingressou na pesquisa científica nos cursos de Automação e Manutenção Industrial, de 2009 a 2012, no IFCE, Campus de Maracanaú. Ela participava da equipe do Laboratório de Estudos em Eletrônica e Sistemas Embarcados, orientado pelo Prof. Sandro Jucá.

Ao ingressar no mestrado em Engenharia Elétrica da UFC trazendo a bagagem de pesquisas do IFCE, ela escreveu, com o auxílio dos dois professores, a dissertação Projeto e construção de sistema embarcado para monitoramento on-line via wi-fi aplicado à microgeração de módulos termoelétricos, concluída no início deste ano e também presente no livro. Em sua pesquisa de doutorado, sobre sistemas embarcados para aquisição de dados on-line, a parceria dos três continua.

"O livro é indicado para estudantes, profissionais e hobbystas das áreas de informática, engenharia e tecnologia", destaca a doutoranda. No Comsolid, evento de software livre e inclusão digital, a ser aplicado pelo IFCE Maracanaú de 16 a 19 deste mês, haverá o lançamento oficial da publicação.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602