CT homenageia e inaugura bloco no Dia do Engenheiro, Arquiteto e Ex-Aluno

Imagem: Estudantes de Engenharia, Arquitetura e ex-alunos participarão do evento (Foto: Rafael Cavalcante)Nesta quinta-feira (11), o Centro de Tecnologia da UFC promoverá a cerimônia anual de homenagens ao Dia do Engenheiro, Arquiteto e Ex-Aluno. Às 9h, no Auditório Cândido Pamplona (bloco 712 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), os alunos concludentes com maior índice de rendimento acadêmico (IRA) nos 12 cursos de graduação do Centro receberão de seus respectivos coordenadores, na presença de amigos e familiares, o certificado de reconhecimento pelo bom desempenho em 2014.

Serão lembrados, em homenagem póstuma, os professores do CT que faleceram neste ano: Alexandre Moreira de Moraes, ex-coordenador do Curso de Engenharia de Teleinformática noturno; João José Evangelista Rabelo, ex-coordenador do Curso de Engenharia Mecânica; René Gouveia Miranda e Roberto Oscar Brasil, professores aposentados dos departamentos de Engenharia de Transportes e de Engenharia Elétrica, respectivamente.

Na ocasião, o novo bloco administrativo do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil (DECC) será inaugurado.

"Este foi um ano atípico, pois perdemos quatro professores e, dois deles, de forma trágica, no momento mais produtivo de suas vidas profissionais. É um momento de tristeza, mas não podemos deixar de homenageá-los", explica Barros Neto.

Imagem: O Reitor Jesualdo Farias será homenageado (Foto: CCSMI/UFC)ENGENHARIA ELÉTRICA – A cerimônia também marca as quatro décadas do Curso de Engenharia Elétrica da UFC, graduação aprovada pelo Conselho Universitário em julho de 1974, que formou a primeira turma de engenheiros eletricistas quatro anos depois.

Atualmente, o Curso de Engenharia Elétrica conta com 26 professores e 16 laboratórios a serviço dos estudantes de graduação e pós-graduação. Todos os anos, ingressam 100 novos alunos que, depois de 10 semestres de estudos, tornam-se "Engenheiros com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitados a absorver e desenvolver novas tecnologias", conforme o projeto pedagógico do curso.

Ao longo dos últimos 40 anos, o Curso de Engenharia Elétrica preparou profissionais e pesquisadores em diversas áreas, como geração, transmissão e distribuição de energia, controle de automação de sistemas, robótica, sistemas digitais, programação, instalações elétricas, energia eólica e solar, máquinas elétricas e acionamentos, processamento de sinais, instrumentação eletrônica e microeletrônica, dentre outras.

MEDALHA PAULO DE FRONTIN – A cada ano, os professores do Centro de Tecnologia escolhem um de seus pares para receber a Medalha Paulo de Frontin. Neste ano, quem recebe a honraria é o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias, membro do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e ex-diretor do CT, gestão de 2003 a 2007.

"O Professor Jesualdo tem sido um grande parceiro do Centro de Tecnologia desde quando assumiu a Reitoria, e a aprovação de seu nome para ganhar a medalha foi por unanimidade", justifica o Diretor do CT.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602