Seara da Ciência realiza hoje (10) último encontro do ano para contemplar astros

Imagem: Constelação de Órion (Foto: Divulgação)A Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica da UFC, realizará hoje (10), a partir das 18h, o último encontro "O Céu da Seara" deste ano, em seu observatório no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Estudantes, curiosos e apaixonados por astronomia estão convidados a contemplar astros e estrelas, gratuitamente. Os participantes vão poder ver a Grande Nebulosa de Órion, uma imensa nuvem de poeira interestelar que se forma ao redor da estrela.

A observação também vai contemplar as Plêiades, que são chamadas de Sete-Estrelo na região Nordeste porque, a olho nu, é possível distinguir sete estrelas. Com o telescópio, no entanto, é possível visualizar muito mais.

Imagem: Para participar da observação, não é preciso fazer inscrições prévias (Foto: Divulgação / Seara da Ciências)Também poderá ser observado o Aglomerado Espiral, formado por estrelas que não são visíveis sem a utilização de aparelhos. "Nem tudo o que os nossos olhos não conseguem enxergar no céu significa que não existe", ressalta o organizador da observação e bolsista da Seara da Ciência, Fabrício Batista. Para o encontro serão utilizados três telescópios. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Neste semestre, "O Céu da Seara", projeto aberto ao público, realizou cinco encontros. Os participantes já puderam observar a Lua, o Cruzeiro do Sul e planetas como Marte e Saturno. A ideia do projeto é despertar a curiosidade pela astronomia e encantar o público com as belezas celestes, difíceis de serem contempladas sem equipamentos, complementa Fabrício Batista.

Fonte: Seara da Ciência da UFC – fone: 85 3366 9245