Procurar no portal

Emílio Recamonde Capelo recebe título de Professor Emérito da UFC

Imagem: Emílio Recamonde Capelo recebeu o título de Professor Emérito da UFC pelas mãos do Reitor Jesualdo Farias (Foto: Guilherme Braga)Escolhida para saudar o Prof. Emílio Recamonde Capelo, que na noite de ontem (9) recebeu o título de Professor Emérito da UFC, a Profª Maria Naiúla Monteiro buscou em Mario Quintana o trecho no qual o poeta diz "que tristes os caminhos se não fora a presença distante das estrelas", para comparar a personalidade perseverante do homenageado, que nunca permitiu à utopia ceder lugar ao desânimo. Foi munido de uma "firme perseverança que o Prof. Emílio Recamonde Capelo idealizou e foi o artífice maior do Curso de Ciências Atuariais da FEAAC, reconhecido em dezembro de 2001, pelo Ministério da Educação", ressaltou a oradora.

A cerimônia da entrega do título, realizada no auditório da Reitoria, foi presidida pelo Reitor Jesualdo Farias, que lembrou, em seu pronunciamento, a aprovação no Conselho Universitário, por unanimidade, da concessão da honraria ao Prof. Emílio, a partir de um parecer, "altamente favorável do relator, o Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula". O Reitor afirmou que "Emílio Recamonde é emérito desde que ingressou em nossa Universidade, em 1965, como professor assistente no Instituto de Química e Tecnologia. Construiu uma carreira brilhante no magistério superior, tanto em sala de aula, como nas atividades de pesquisa e na administração universitária", complementou.

Confira mais fotos da solenidade no Flickr da UFC

"Poderia usar todo o tempo que me foi designado elencando os feitos do nosso agraciado, mas me deterei nos traços de sua personalidade", argumentou a Profª Naiúla Monteiro, destacando, de imediato, sua brandura de espírito. Admitiu que a primeira impressão que o Prof. Emílio deixa aos menos avisados "é a de uma pessoa difícil". Mas para os que privam de sua amizade ou tiveram a oportunidade de ser seu aluno, constatam tratar-se de "um homem bom, solidário, compreensivo, dotado de profunda sensibilidade". E dirigindo-se a ele, relembrou: "perdi a conta de quantas vezes o vi com seus olhos marejados de lágrimas".

O caráter do novo Professor Emérito foi destacado, ainda, no discurso do Reitor: "Emílio Recamonde deitou raízes na memória de todos os seus alunos, que guardam do mestre não apenas as lições, o conhecimento científico transmitido nas aulas e palestras, mas, também, o exemplo de honradez e ética profissional".

HUMOR – Continuando a discorrer sobre a pessoa do Prof. Emílio Capelo, a Profª Maria Naiúla enfatizou ser "curioso notar que o diagnóstico das coisas é sempre feito por ele com espontaneidade e humor. Todos que o conhecem sempre esperam uma frase conclusiva às conversas mantidas, com algum dito que provoca, ao mesmo tempo, riso e reflexão. O preceito de Pascal que diz que 'o prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros mais felizes' ilumina sua existência", garantiu.

Imagem: A Profª Maria Naiúla Monteiro discursou em homenagem ao Prof. Emílio Recamonde Capelo (Foto: Guilherme Braga)VIDA PROFISSIONAL – Seguindo o protocolo da solenidade, o Reitor Jesualdo Farias pediu à chefe do Cerimonial, Claudia Albuquerque, para ler o currículo resumido do homenageado, que se formou em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cursou mestrado em Administração na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e doutorado em Finanças na Universidade da Califórnia.

Exerceu as funções de professor da UFPE e técnico do Banco do Nordeste do Brasil. Na UFC, iniciou as atividades docentes em 1965 como professor assistente do então Instituto de Química e Tecnologia. Passou a ministrar disciplinas no Curso de Economia na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), onde fundou, na década de 1990, o curso de Ciências Atuariais.

Ao longo de sua vida acadêmica o Prof. Emílio Recamonde Capelo prestou relevantes serviços ao ensino e à pesquisa, bem como ao assumir cargos de chefia e coordenação de cursos. Orientou dezenas de monografias de graduação e escreveu inúmeros artigos. É autor dos livros Um estudo introdutório sobre a solvência de arranjos estocásticos e Benefício proporcional diferido na previdência complementar, ambos editados pelo Ministério da Previdência Social.

EMOÇÃO – Tendo de interromper várias vezes a leitura do discurso que preparou para agradecer a homenagem, em razão das palmas, o Prof. Emílio pediu licença aos presentes para "com a humildade dos meus 78 anos, desdobrar em frações singelas um resumo da minha vida familiar e acadêmica".

Imagem: A mesa da solenidade (Foto: Guilherme Braga)Para recompor sua memória, disse ter necessidade de começar falando das 1ª e 2ª Guerras Mundiais, que atingiram mais fortemente o continente europeu e parte do Extremo Oriente, obrigando que muitas famílias migrassem. Entre elas, a dele, que tanto do lado materno como paterno eram da Comunidade Autônoma da Galícia, Espanha. Dona Obdulia, a mãe, nasceu em 1912 na província de Ourense. O pai era o espanhol José Capelo Rodriguez. Conheceram-se em Itabaiana (PB) e casaram.

Nas frações de sua vida, o Prof. Emílio Capelo incluiu a passagem pelo Colégio Marista e a Escola Superior de Ciência; a vida no Sertão Central e como integrante do Governo Virgílio Távora; a Fundação Getúlio Vargas; a entrada na UFC e a passagem por diversas entidades e diferentes trabalhos. Por fim, citou e agradeceu à família: a mulher Ester (Teinha, como a chama) e os filhos Milena, Emílio Jr., Mário e Edison.

A mesa principal da cerimônia foi composta por (além do Reitor e do homenageado) a Pró-Reitora de Administração, Profª Denise Corrêa; o Diretor da FEAAC, Prof. Augusto César Cabral; a Profª Maria Naiúla Monteiro; o Prof. Eduardo Girão Santiago, representando a Pró-Reitoria de Extensão, e pelo oficial Marcelo Barros, da Base Aérea de Fortaleza.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300