Procurar no portal

Reitor recebe Medalha Paulo de Frontin e diz que honraria é da coletividade

Imagem: O Reitor Jesualdo Farias discursa ao receber a homenagem (Foto: Guilherme Braga)O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias, recebeu na manhã de quinta-feira (11) a Medalha Paulo de Frontin, outorgada anualmente pelo Centro de Tecnologia (CT) por ocasião das comemorações do Dia do Engenheiro e Arquiteto. A Medalha foi entregue pelo Prof. Barros Neto, Diretor do Centro, que enfatizou ter sido o Prof. Jesualdo Farias "um grande parceiro do CT, desde quando assumiu a Reitoria", ressaltando que a aprovação de seu nome para receber a honraria se deu por unanimidade.

O Prof. Jesualdo Farias disse que a Medalha que acabava de receber "se transforma, este ano, em uma distinção coletiva. Vem realçar o esforço de toda a nossa equipe que se tem desdobrado no sentido de prover os recursos humanos e as condições físicas necessárias para a consolidação do Centro de Tecnologia da UFC. Os avanços obtidos nesta importante unidade acadêmica foram uma obra coletiva, na qual se investiram talentos e muita abnegação", reconheceu.

Na visão do Prof. Barros Neto, o Prof. Jesualdo Farias é um dos responsáveis pela transformação que vem ocorrendo no Centro de Tecnologia nos últimos 20 anos. "Devíamos esta homenagem a um profissional que contribui, a longas datas, para o fortalecimento do papel do engenheiro em nosso Estado", complementou.

Confira mais fotos no Flickr da UFC

Foram homenageados, também, os alunos concludentes com maior Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) nos 12 cursos de graduação do Centro, que receberam certificado de reconhecimento das mãos dos respectivos Coordenadores de cursos.  Foram reverenciados, in memoriam, os professores da unidade acadêmica que faleceram em 2014: Alexandre Moreira de Moraes, ex-coordenador do Curso de Engenharia de Teleinformática noturno; João José Evangelista Rabelo, ex-coordenador do Curso de Engenharia Mecânica; René Gouveia Miranda e Roberto Oscar Brasil, professores aposentados dos departamentos de Engenharia de Transportes e de Engenharia Elétrica, respectivamente.

Imagem: O Prof. Barros Neto, Diretor do CT, discursa (Foto: Guilherme Braga)O Prof. Barros Neto fez uma prestação de contas das atividades do Centro de Tecnologia no ano que se encerra. Falou de ações como "O CT Quer Você", que já está inserido no calendário de eventos da UFC; das visitas que receberam de comitivas de universidades estrangeiras e comissões de empresas privadas nacionais, destacando a "participação efetiva nos programas de intercâmbios internacionais, sendo a unidade acadêmica da UFC que mais enviou alunos para o Programa Ciência sem Fronteiras".

HONRA – Dizendo-se "extremamente honrado” e agradecido por receber a Medalha Paulo de Frontin, o Reitor Jesualdo Farias iniciou suas palavras traçando o perfil do patrono da comenda, um engenheiro, professor e político, nascido no Rio de Janeiro em 1860, e que, aos 29 anos, propôs e cumpriu uma operação para aumentar em mais de 15 milhões de litros o potencial de abastecimento de água da cidade do Rio de Janeiro em apenas uma semana. Ganhou notoriedade e firmou-se profissionalmente. Chefiou a comissão construtora da Avenida Central (hoje Rio Branco) e dirigiu a Estrada de Ferro Central do Brasil. Renunciou ao mandato de Senador para o qual fora eleito em 1917 para assumir a Prefeitura carioca em 1919. Faleceu em fevereiro de 1933 e até hoje continua sendo um dos engenheiros mais homenageados do País.

"A Medalha me faz, também, lançar um olhar para aqueles que me precederam na galeria dos homenageados, todos eles figuras do maior relevo na vida acadêmica e no cenário político-administrativo", disse o Prof. Jesualdo, citando os nomes dos 17 homenageados: José Carneiro de Andrade, Alexandre Diógenes, Araci Tavares de Andrade Furtado, Hugo Alcântara Mota, Humberto Santana, José Lins Albuquerque, Luiz Hernani de Carvalho, Milton Ferreira de Souza, Vicente de Paulo Pereira Barbosa Vieira, Fernando Borges Monteiro, Fernando Ribeiro de Melo Nunes, Expedito de Sá Parente, Vicente Fialho, Ivan da Silva Brito, Jurandir Picanço Jr., Carlos Pimentel de Sousa e Lindberg Lima Gonçalves.

Imagem: Alunas que se destacaram em 2014 receberam certificado (Foto: Guilherme Braga)O Reitor admitiu que no CT a Universidade "segue a passos largos, em sua trajetória transformadora. Trabalhamos, em ritmo acelerado, porque o CT tem pressa. Porque o Ceará tem pressa". Admitiu que há toda uma realidade social a ser mudada, uma vez que a consciência humanista que orienta os passos da Instituição acadêmica não admite, em pleno século XXI, "o cenário de miséria e injustiça que ainda se expõe aos nossos olhos, no Ceará, no Nordeste e no País". Encerrou sua fala dizendo ter a "nítida percepção de que a UFC está fazendo a sua parte".

MELHORES ALUNOS – Receberam certificados de melhores concludentes os seguintes alunos: de Engenharia Civil: Ana Rafaela Santos, Brenno Bandeira e Pedro Henrique Rosa; de Engenharia Elétrica: Odeb Leite Vieira, Janaina Esmeraldo Rocha e Rodrigo Rocha Pinheiro; de Engenharia Metalúrgica: Marcio José Gazelli Filho, José Robério de Castro Ferreira e Delaney Gomes Marques; de Engenharia Mecânica: Rafael Italo Maia, Kaio Bruce da Costa Uchoa e Ana Cláudia Rodrigues Silva; de Engenharia de Produção Mecânica: Byanca Pinheiro Augusto, Lívia Rodrigues Barreto e Débora Rocha Lima Montenegro; de Engenharia Química: Lívia Maria Almeida, Italo Maia Gomes e Camila Montenegro; de Engenharia de Teleinformática (diurno): Pedro Gabriel Furtado, Lucas Nogueira Ribeiro e Nicola Pereira, e de Engenharia de Teleinformática (noturno): Joel Cruz Soares, Ridley Gadelha de Sousa e André Washington de Freitas. Foram entregues certificados ainda aos formados de Teleinformática (2013) Victor Farias Monteiro, Daniel Rocha Furtado e Edson Augusto Bezerra Lopes. Os três alunos de Engenharia de Petróleo agraciados com certificados foram Hydra Walesca de Lima Rodrigues, Bruno Nogueira Saldanha e Francisco Ícaro Lopes da Silva, além dos concluintes do Curso de Arquitetura e Urbanismo Mariana Quezado Costa Lima, Tais Augusto Lima e Gabriella Serpa Sampaio.

Imagem: Bloco 705 ganhou o nome do Prof. Jesamar Leão de Oliveira (Foto: Guilherme Braga)40 ANOS – Na manhã de homenagens foram lembrados com destaque os 40 anos de criação do Curso de Engenharia Elétrica, ocasião em que o Chefe do Departamento, Prof. Luiz Henrique Silva Colado Barreto, fez uma retrospectiva rápida sobre a instalação e a trajetória do curso, lembrando que no início foi criado para atender à demanda da fornecedora de energia elétrica no Estado. Hoje, como disse, é um curso de referência para todo o Brasil, com programas de mestrado e doutorado.

INAUGURAÇÕES – Na programação comemorativa do Dia do Engenheiro e Arquiteto foi inaugurado o bloco 728, do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil. Houve, ainda, a aposição do nome do Prof. Jesamar Leão de Oliveira no bloco 705, ambos do Centro de Tecnologia, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300