Edição de livros qualifica a Pós-Graduação, diz Reitor durante lançamento de obras

Imagem: Total de 30 livros foi lançado, resultado de trabalhos de estudantes e professores (Foto: Ribamar Neto)Trinta livros da Coleção de Estudos da Pós-Graduação da UFC foram lançados na tarde desta quinta-feira (11), no prédio da Imprensa Universitária, em solenidade com a presença dos autores, que autografaram suas obras. O Reitor Jesualdo Farias parabenizou os autores – estudantes e docentes – da Universidade, e destacou o importante papel das publicações. "A edição de livros é fator fundamental para divulgar a Universidade mundo afora e qualificar nossa Pós-Graduação", afirmou o Reitor.

Esse foi o terceiro evento de lançamento de livros da Coleção. O Reitor adiantou que outros 20 volumes estão em fase de elaboração e serão lançados em 2015, sendo 10 até junho e os outros 10 até dezembro. Além disso, será divulgado em breve um novo edital para publicação de obras. "Que esses livros sejam motivadores de muitas mentes", completou o Reitor.

Imagem: O lançamento ocorreu na Imprensa Universitária (Foto: Ribamar Neto)São obras como a dos pós-graduandos Ari Clecius de Lima e Carla Vidal. Junto com outros colegas e coordenados pelo Prof. Ronaldo Nascimento, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química, eles escreveram o livro Adsorção – aspectos teóricos e aplicações ambientais. "É uma satisfação muito grande, porque é um trabalho de várias pessoas do grupo, e agora podemos lançar aqui, junto com amigos e familiares", comemorou Ari. "É o fruto de vários anos de trabalho", acrescentou Carla.

"A Universidade tem esse papel importante de divulgar as obras desses pesquisadores, porque às vezes um campus ou um departamento não sabe o que é produzido pelo outro", disse a Profª Clélia Lustosa, do Departamento de Geografia, que lançou o livro O discurso médico higienista e a ordem urbana.

ALCANCE INTERNACIONAL – O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino, ressaltou que a edição de livros amplia o alcance do conhecimento gerado na UFC, principalmente porque os volumes ficam disponíveis também em versão eletrônica, no Portal de Livros Eletrônicos da UFC. "Um livro eletrônico deixa de ser local e passa a ser do mundo. Então, essas obras são importantes para a comunidade mundial e fazem parte do objetivo de internacionalizar a Universidade", frisou.

IMPRENSA UNIVERSITÁRIA – O Diretor da Imprensa Universitária, Joaquim Melo Albuquerque, pontuou que esse foi um momento ímpar para a história do setor – que é um dos mais antigos da Instituição e onde foram impressos os livros da Coleção. "A Imprensa Universitária está em festa por essa realização", sublinhou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.