Monografia da FEAAC ganha 1º lugar no XIX Prêmio Tesouro Nacional 2014

Imagem: Marcelino Batista Guerra Junior recebe prêmio da Esaf (Foto: Divulgação)O estudante Marcelino Batista Guerra Junior, mestrando em Teorias Econômicas pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da UFC e egresso do curso de Ciências Econômicas da Instituição, obteve o 1º lugar no XIX Prêmio Tesouro Nacional 2014, na categoria Política Fiscal, com a monografia Há razões para um novo ajuste fiscal no Brasil?. O resultado foi anunciado no último dia 4, em Brasília.

Sob orientação do Prof. Jair do Amaral Filho, do Departamento de Teoria Econômica da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), a monografia premiada tem como objetivo avaliar a sustentabilidade do endividamento público brasileiro após o ajuste fiscal de 1999. Para tanto, o estado das finanças públicas foi analisado sob diversos aspectos: as fragilidades estruturais apresentadas pelo modelo de consolidação orçamentária realizado; a mudança na composição da dívida líquida do setor público; a recente evolução da discricionariedade da política fiscal e seus determinantes; bem como uma possível mudança na condução do regime de metas de superávit primário.

Idealizado pela Secretaria do Tesouro Nacional e promovido pela Escola de Administração Fazendária (Esaf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, o concurso tem por finalidade estimular a pesquisa na área de finanças públicas, reconhecendo os trabalhos de qualidade técnica e aplicabilidade na administração pública. Candidatos graduados e pós-graduados de diversas nacionalidades concorreram com trabalhos individuais e coletivos. Os vencedores receberam troféus e prêmio em dinheiro, sendo R$ 20 mil para 1º lugar. Confira o resultado das monografias premiadas no XIX Prêmio do Tesouro Nacional.

Leia mais: Pós-Graduação em Economia é destaque em prêmio nacional e evento estadual

Fonte: Prof. Jair do Amaral Filho, do Departamento de Teoria Econômica – fones: 85 3366 7797 / 3366 7798