Consuni aprova homenagem a professor e a técnico-administrativa do Labomar

Imagem: Antonio Adauto Fonteles Filho receberá o título de Professor Emérito da UFC (Foto: www.marsemfim.com.br)Em reunião na tarde da última segunda-feira (15), o Conselho Universitário da UFC aprovou propostas de concessão de título de Professor Emérito a Antonio Adauto Fonteles Filho e de outorga de medalha do mérito administrativo à servidora Célia Maria Freitas Freire, ambos do Instituto de Ciências do Mar (Labomar). A diretora da Instituto, Profª Ozilea Bezerra, foi a relatora das propostas de concessão das homenagens.

Formado em Agronomia, o Prof. Antonio Adauto Fonteles Filho ingressou no Labomar como estagiário e, em julho de 1968, foi admitido na instituição no cargo de auxiliar de pesquisa, transformado em auxiliar de ensino, a partir de 1970, como resultado da Reforma Universitária de 1968. Obteve o título de Ph.D. em Dinâmica de Recursos Pesqueiros (University of East Anglia) em 1976. No mesmo ano, de volta à UFC, fez concurso público para professor adjunto e depois para professor titular da Instituição.

Lecionou no Departamento de Engenharia de Pesca até julho de 1995. Depois de aposentado, continuou em atividade nos programas de pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais, Desenvolvimento e Meio Ambiente e Engenharia de Pesca. Orientou 42 monografias de graduação, 15 dissertações de mestrado e seis teses de doutorado. Publicou 85 artigos e seu livro Oceanografia, biologia e dinâmica populacional de recursos pesqueiros (2011) é referência nacional na área.

Imagem: A servidora Célia Maria Freitas FreireA servidora Célia Maria Freitas Freire começou a trabalhar no Labomar em 1975, aos 18 anos, como telefonista, quando a unidade ainda era denominada Estação de Biologia Marinha. Em seguida, passou a trabalhar na Biblioteca Rui Simões de Menezes, da Instituição. Com 19 anos de serviços prestados em meio aos livros, Célia se tornou secretária da diretoria do Labomar. Conviveu nos últimos 20 anos com todos os diretores da Instituição, incluindo a atual, a Profª Ozilea. Mesmo tendo tempo de sobra para se aposentar, ela continua em atividade.

Na justificativa para a homenagem, muitos elogios à servidora: "Metódica, assídua, organizada, é muito preocupada para ser tudo certinho e busca não dar motivos para reclamações. (…) Célia é nosso patrimônio afetivo".

Fonte: Antônio Aritomar Barros, Secretário Executivo do Conselho Universitário  fone: 85 3366 7340