Prof. Roberto Pontes recebe Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil, na categoria Ensaio

Imagem: Prof. Roberto Pontes assinando o termo de protocolo do Prêmio (Foto: Divulgação)O Prof. Roberto Pontes, docente aposentado do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, foi agraciado com o Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil 2014, na categoria Ensaio, por seu livro O Jogo de Duplos na Poesia de Sá-Carneiro, publicado pelas Edições UFC em 2012, na Coleção Estudos de Pós-Graduação, organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Instituição. A solenidade de entrega foi realizada na segunda-feira (15), no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Rio de Janeiro (RJ). O Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil, criado em 1938, é um dos mais antigos e prestigiosos concursos do gênero no País.

Poeta, crítico e ensaísta, o cearense Roberto Pontes é Professor Associado da UFC, aposentado do Curso de Letras. A premiação consistiu de entrega de troféu, concebido pelo artista plástico Cavani Rosas, certificado de participação e R$ 3 mil.

Com extenso currículo, Roberto Pontes lecionou Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, na graduação e pós-graduação da UFC. É mestre em Literatura Brasileira (UFC) e doutor em Literatura Portuguesa (PUC-RJ). Membro da Cátedra Unesco/Faced/UFC/Universidade das Nações Unidas (UNU), destaca-se também como sistematizador da Teoria da Residualidade e coordenador do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Integrou o Grupo SIN de literatura, que em 1968 imprimiu novo rumo às letras do Ceará.

Entre outras premiações recebidas por ele estão o Prêmio Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, 1970) conferido ao livro Lições de espaço (poemas); Prêmio ESSO-Jornal de Letras (Rio de Janeiro, 1970), outorgado ao ensaio Vanguarda brasileira: introdução e tese; e Prêmio Olimpíadas Literárias da Independência (Brasília, 1971) concedido ao poema "Garimpo" pela Fundação Nacional dos Garimpeiros.

Com vasta bibliografia, Roberto Pontes é autor das seguintes obras (poemas): Contracanto (1968), Lições de Espaço (1971), Temporal (1976), Memória Corporal (1982), Verbo Encarnado (1996), Breve Guitarra Galega (2002), Hierba Buena/Erva Boa (2007), Cinquenta Poemas Escolhidos pelo Autor (2010), Lições de Tempo (2012) e Os Movimentos de Cronos (2012), além dos ensaios Poesia Insubmissa Afrobrasilusa (1999) e O Jogo de Duplos na Poesia de Sá-Carneiro (2012).

Ao longo da existência do Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil figuram entre os ganhadores Antonio Callado, Jorge Amado, João Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Dalton Trevisan, Josué Montello, Rubem Fonseca, Otto Maria Carpeaux, João Cabral de Melo Neto, Autran Dourado, Fausto Cunha, Orígenes Lessa, Pedro Nava, Ledo Ivo, dentre outros grandes nomes da literatura nacional.

Mais informações podem ser obtidas no blog do autor e no site Jornal da Poesia.

Fonte: Prof. Roberto Pontes – fones: 85 9662 8210 / 9662 8220