Procurar no portal

Capes determina que avaliação dos cursos de pós-graduação será quadrienal

O Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), aprovou mudança no Sistema de Avaliação de Pós-Graduação (SNPG), passando de trienal para quadrienal. A primeira avaliação nesse novo prazo está prevista para acontecer em março de 2017 e vai considerar a coleta de dados do período 2013-2016. A reunião que aprovou a mudança foi realizada no último dia 11.

No encontro, também foi aprovada a proposta de realização de seminários de acompanhamento com o objetivo de apontar tendências dos programas de pós-graduação. Esses seminários serão no total de 48, em cada área de conhecimento, e deverão ocorrer entre abril e junho de 2015.

De acordo com a Capes, a mudança no SNPG foi tomada considerando a proposta apresentada pela Diretoria de Avaliação (DAV), acordada com a Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e com Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).

SAIBA MAIS – O Sistema de Avaliação refere-se à realização de dois processos, conduzidos por comissões de consultores do mais alto nível, vinculados a instituições das diferentes regiões do País: o de entrada e o de permanência dos cursos de mestrado e doutorado no Sistema Nacional da Pós-Graduação. A avaliação do Sistema é considerada atividade essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado acadêmico). Outras informações estão disponíveis no site da Capes.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fones: 85 3366 9942 e 3366 9943

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300