UFC tem dois projetos aprovados e dois renovados pela Capes

Dois projetos da UFC foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito do programa Capes/Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Acadêmica e Científica com o Brasil-Cofecub (Edital Capes/Cofecub n° 19/2014). A UFC também teve renovados dois projetos que concorreram ao Edital Capes/Cofecub n° 20/2012. O programa tem como objetivo o intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da França.

Os projetos selecionados pelo Edital Capes/Cofecub n° 19/2014, para início em janeiro de 2015, foram os seguintes:

Processamento de sinais e de informação com aplicações em Telecomunicações e em Engenharia Biomédica (PSITEB), coordenado na UFC pelo Prof. João César Moura Mota, do Departamento de Engenharia de Teleinformática, Centro de Tecnologia. O coordenador francês é o Prof. Gérard Favier, da Universidade de Nicesophia Antipolis (UNS).

Estudos estruturais e de especificidade fina de lectinas (nativas e recombinantes) de organismos marinhos da biodiversidade brasileira que apresentam potencialidade biotecnológica, coordenado na UFC pelo Prof. Benildo Sousa Cavada, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Centro de Ciências. A coordenadora francesa é a Profª Annabelle Varrot, do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).

O resultado da seleção pode ser acessado no site da Capes.

RENOVADOS – Os projetos que foram renovados por mais dois anos, até 31 de dezembro de 2016, perfazendo um total de quatro anos, são relativos ao Edital Capes/Cofecub n° 20/2012. São eles:

Comportamento mecânico e acústico de materiais poliméricos reciclados suportados em fibras naturais. A coordenação na UFC é do Prof. Enio Pontes de Deus, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Centro de Tecnologia. O projeto é desenvolvido em parceria com a École Normale Supérieure de Cachan, tendo como coordenador francês o Prof. Ahmed Benallal.

Construção e elementos memoriais atuais em jogo em torno da escravidão e do tráfico no Brasil e na França. Estudo comparativo de dois sistemas memoriais, coordenado na UFC pelo Prof. Eurípedes Antônio Funes, do Departamento de História, Centro de Humanidades. O projeto é realizado em parceria com a Université Toulouse 2 e o coordenador francês é o Prof. Richard Marin.

Acesse o resultado final no site da Capes.

Fonte: Prof. João César Moura Mota, do Departamento de Engenharia de Teleinformática – fone: 85 3366 9470