UFC ofertará 6.238 vagas no SiSU 2015; inscrições começam no dia 19

A UFC ofertará no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2015 um total de 6.238 vagas em 106 cursos de graduação presencial nos seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Em relação a 2014, estão sendo ofertadas 580 vagas a mais pela Instituição, um aumento de 10,25%.

As inscrições para o SiSU estarão abertas de 19 a 22 de janeiro, conforme o Edital nº 1/2015, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), publicado no Diário Oficial da União nessa segunda-feira (5). O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 26 de janeiro. O edital específico da Universidade sobre a participação no Sistema deverá ser publicado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) ainda esta semana.

Os candidatos deverão se inscrever no site do SiSU até as 23h59min do dia 22 de janeiro, no horário de Brasília. Ou seja, estudantes nos estados do Norte e Nordeste, que não têm horário de verão, deverão ficar atentos a esse detalhe, para não correrem o risco de ficar fora do SiSU 2015.

A inscrição no SiSU 2015 é restrita aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2014 que não tenham tirado nota zero na redação. As notas individuais dos candidatos serão divulgadas no dia 13 de janeiro.

Cada estudante poderá manifestar duas opções de curso em ordem de preferência. O candidato deverá especificar a modalidade de concorrência, caso deseje concorrer por cotas. É proibida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

Durante o período de inscrição, o estudante poderá alterar suas opções de curso, assim como efetuar seu cancelamento. Em caráter informativo, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente para consulta no próprio site do SiSU, após o processamento das inscrições efetuadas.

A novidade do SiSU 2015 é que haverá chamada única feita pelo MEC. Após a primeira seleção, as demais chamadas ficarão a cargo das próprias instituições de ensino superior que ofertarão as vagas. O resultado da primeira chamada será divulgado no site do SiSU e nas instituições para as quais o estudante concorre a uma vaga.

A matrícula dos aprovados na primeira chamada ocorrerá, nas próprias instituições de ensino, nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro.

LISTA DE ESPERA – Para participar da lista de espera, o estudante deve manifestar interesse no site do SiSU de 26 de janeiro a 6 de fevereiro. O candidato só poderá participar da lista de espera para a primeira opção de curso. A lista de espera servirá para preenchimento de vagas eventualmente não ocupadas na primeira chamada do SiSU.

Fonte: Prof. Miguel Franklin, Coordenador do SiSU na UFC – fone: 85 3366 9410