Estudantes de Engenharia darão aulas para alunos do ensino médio; são ofertadas 240 vagas

Estão abertas as inscrições para seleção de curso preparatório em Química, Física e Matemática para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015. A iniciativa é do Pró-ExaCTa, projeto de membros dos Programas de Educação Tutorial (PET) do Centro de Tecnologia (CT) da UFC para reforçar as matérias de exatas para alunos do ensino médio da rede pública estadual. As aulas são gratuitas e ministradas pelos próprios estudantes do CT, durante todas as manhãs de sábado do ano letivo. Para o semestre 2015.1, há 240 vagas disponíveis.

No dia 28 de fevereiro, às 8h, no bloco 707 do Campus do Pici Professor Prisco Bezerra, acontecerá a prova para ingresso nas turmas do Pró-ExaCTa. O candidato deverá apresentar carteira de identidade e comprovante de matrícula em escola pública.

O teste é específico para cada nível. Para as turmas de primeiro ano do ensino médio será cobrado o conteúdo de geometria plana e trigonometria. Para o segundo ano, Matemática (trigonometria e porcentagem), Física (movimentos retilíneos, vetores e oscilações) e Química (estequiometria, soluções, ligações químicas, matéria e transformação). No terceiro ano, a prova de Matemática abordará trigonometria e áreas; a de Física, calorimetria e óptica; e a de Química, estequiometria e soluções.

Os organizadores e professores do Pró-ExaCTa visitarão 20 escolas para divulgar o projeto, cujas inscrições são destinadas a todos os alunos da rede pública.

As escolas que serão visitadas são as seguintes: Centro Educacional de Referência Maria José Santos Ferreira Gomes; Colégio da Polícia Militar do Ceará; Colégio Estadual Liceu do Ceará; Colégio Militar do Corpo de Bombeiros; Escola de Ensino Fundamental Narcisa Borges; Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra; Escola Estadual de Educação Profissional Flávia Giffoni; Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Afonso Albano; Escola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrola; Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Roosevelt; Escola de Ensino Fundamental e Médio Antonieta Siqueira; Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Bezerra; Escola de Ensino Fundamental e Médio Constança Távora; Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Francisco de Almeida Monte; Escola de Ensino Fundamental e Médio José Bezerra de Menezes; Escola de Ensino Fundamental e Médio Mariano Martins; Escola de Ensino Fundamental e Médio Patronato Sagrada Família; Escola de Ensino Fundamental e Médio Santo Afonso; Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Mais informações pela página do projeto no Facebook. O formulário de inscrição pode ser acessado on-line.

Fonte: Letícia Fernandes Maranhão, do PET de Engenharia Química e coordenadora do Pró-ExaCTa  fone: 85 8929 8140 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.