Servidores concluem curso de tecnólogo de Gestão da Qualidade

Imagem: Profª Joana D’arc (ao centro) e alunas na apresentação do TCC (Foto: Arquivo Pessoal)Na noite desta quarta-feira (14), será realizada a colação de grau da primeira turma do curso de Gestão Tecnológica da Qualidade. O curso foi oferecido prioritariamente como uma oportunidade para os servidores da Universidade Federal do Ceará que tinham apenas o ensino médio obter o diploma de nível superior. Dos 79 concludentes, 58 trabalham na UFC e os outros 21 são público externo.

O curso tem duração de dois anos e meio (cinco semestres), equivale a graduação de nível superior. As aulas são ministradas por professores da UFC de vários departamentos e acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. O programa está dividido em quatro eixos, com conteúdos relacionados a estudos introdutórios ético-profissionais, comportamentais, contábeis, tecnologias da comunicação e da informação; conteúdos de formação profissional, envolvendo teorias da administração, administração de recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logística, planejamento estratégico e serviços; conteúdos e estudos quantitativos, abrangendo pesquisa operacional, modelos matemáticos, estatísticos e modelos de certificação; e conteúdos de formação complementar.

Imagem: Regina Teófilo, servidora da Biblioteca do CAAEN, voltou a estudar e já concluiu a especialização (Foto: Guilherme Braga)De acordo com Joana D’arc, professora do curso e do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEEAC), participaram dessa primeira turma servidores de diversas áreas da UFC e os alunos já fizeram o estágio supervisionado nos departamentos em que trabalham e o trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre assuntos relacionados ao trabalho desenvolvido. “A Gestão da Qualidade está em todas as áreas, então o aluno vai aplicar as técnicas de qualidade em qualquer lugar em que atua”, explica.

Regina Teófilo, assistente administrativa da Biblioteca do CAAEN desde 2000, aproveitou a oportunidade e concluiu o curso de tecnólogo. “Eu sempre ficava adiando, nunca dava tempo de voltar a estudar, acabou que esse curso pra mim foi uma maravilha. Tenho que agradecer demais a Universidade. Foi uma oportunidade ímpar”, ressalta Regina, que entrou como servidora da UFC em 1982, com o ensino médio, e chegou a tentar vestibular, mas não obteve aprovação. Após ter se “reciclado” com o curso, Regina também concluiu uma especialização em Psicologia de Relações Humanas na Universidade Vale do Acaraú (UVA) e já pensa em fazer mestrado.

Imagem: Ricardo Henrique dos Santos também estava há muitos anos sem estudar e superou dificuldades (Foto: Guilherme Braga)Ricardo Henrique dos Santos também estava há muitos anos sem estudar, quase 30 anos, quando decidiu fazer o curso de tecnólogo. Ele trabalha na Diretoria do Centro de Humanidades, organizando a infraestrutura das salas de aula, mas nunca conseguiu estudar. Ricardo diz que no começo foi difícil, pensou em desistir, porque trabalhava o dia todo. "Eu explicava para os professores que pra mim ia ser difícil, que eu só entro em sala de aula mesmo para arrumar, para trabalho, não para fazer curso, mas fui me adaptando e, com o tempo, gostei. Hoje eu tenho saudade. E com tudo isso, a gente ainda tem uma melhora no salário”, ressalta o concludente.

A seleção para o curso de tecnólogo em Gestão da Qualidade é realizada pela Coordenadoria de Concursos da UFC (CCV), através de prova de conhecimentos nas áreas de português, matemática e redação. São abertas 100 vagas para duas turmas de 50 alunos, sendo 70% das vagas reservadas para servidores e 30% para o público externo. A próxima seleção deverá ser realizada ainda neste primeiro semestre, com previsão de início das aulas em agosto. Fique ligado!