Divulgado edital com normas de seleção e matrícula na UFC a partir do Sisu 2015

Imagem: O SiSU é utilizado por estudantes que participaram do Enem 2014 (Foto: Agência Brasil)A Pró-Reitoria de Graduação divulgou o Edital nº 01/2015, que trata da ocupação das vagas na graduação presencial da UFC pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2015. A seleção será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2014.

O Edital esclarece que, para a matrícula na UFC, é obrigatório que o estudante aprovado faça a solicitação de matrícula (durante o período da chamada regular do Sisu ou de Lista de Espera) e a confirmação presencial de matrícula (realizada pessoalmente nas coordenações de curso em datas que serão comunicadas durante a solicitação de matrícula).

No caso dos candidatos cotistas (de acordo com a Lei Nº 12.711/2012), há também a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória, que será analisada por uma comissão da Universidade. Assim como no ano passado, serão destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino.

Perde a vaga o candidato que deixar de cumprir qualquer uma dessas etapas nos prazos estipulados ou que entregar a documentação incompleta. As listas de documentos exigidos (para todos os candidatos e exclusivamente para os cotistas) estão disponíveis no site do Sisu na UFC.

A UFC disponibiliza no Sisu 1º/2015 todas as suas vagas da graduação presencial, tanto no primeiro quanto no segundo semestres. Não é permitido ao candidato escolher seu semestre de ingresso. O critério único para essa definição será a classificação final dos aprovados com solicitação de matrícula efetuada, para cada classe de concorrência, curso e turno.

As vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular do Sisu 1º/2015 e/ou oriundas de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera, a partir da lista de candidatos inscritos disponibilizada pelo Sisu. Para participar da Lista de Espera, o candidato deve manifestar interesse, de 26 de janeiro a 6 de fevereiro, no site do Sisu.

O Edital nº 01/2015 está disponível na íntegra no site do Sisu na UFC, bem como a lista de cursos participantes, com respectivos turnos, semestres de ingresso e quantidade de vagas.

6.238 VAGAS – A UFC ofertará no SiSU 2015 um total de 6.238 vagas em 106 cursos de graduação presencial nos seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Em relação a 2014, estão sendo ofertadas 580 vagas a mais pela Instituição, um aumento de 10,25%.

As inscrições para o SiSU estarão abertas de 19 a 22 de janeiro, conforme o Edital nº 1/2015, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 26 de janeiro.

Saiba mais: UFC ofertará 6.238 vagas no SiSU 2015; inscrições começam no dia 19

Fonte: Prof. Miguel Franklin, Coordenador do Sisu na UFC – fone: 85 3366 9410