Concludentes da segunda noite de colação de grau em Fortaleza comemoram superação de desafios

Imagem: O concludente de Computação Lucas Mourão, com a família: ele agora se prepara para o Mestrado (Foto: Jr. Panela)

Os concludentes tinham muito o que comemorar na segunda noite de colação de grau da UFC, realizada na última quinta-feira (15), na Concha Acústica. O vitorioso Lucas Moura Dantas, de 22 anos, cadeirante, estava com os pais, Hélio e Marilena Dantas, e irmãos, comemorando a grande conquista de concluir o Curso de Computação. "Ele enfrenta dificuldades pela condição, a vitória é dele. É muito guerreiro e determinado e essa conclusão veio coroar", destacou o pai.

Lucas já foi aprovado para o Mestrado em Computação, na área de Análise de Banco de Dados, na UFC e destaca a experiência na Instituição. "O curso de Computação é excelente, os professores de alta qualidade, com laboratórios e todo o suporte técnico para nossa área. No começo, pegou um pouco por conta da acessibilidade, mas nos últimos anos tem melhorado muito".

Leia mais: Reitor propõe aliança indissolúvel entre os graduados e a UFC

Veja fotos do segundo dia da colação em Fortaleza no Flickr da UFC

Ícaro José Fernandes, de 23 anos, também encarou um desafio ao escolher um dos cursos novos na UFC, Engenharia de Petróleo, e diz que foi o "ambiente mais desafiador" da profissão que o motivou a concluir. "Acaba não se tornando um curso fácil; por sua especificidade, você precisa ter uma base muito grande, diferente de outras engenharias, mais focadas em uma área determinada. Isso acaba dificultando um pouco, mas o desafio motiva a gente a fazer", explica o concludente, que almeja trabalhar na Petrobras.

Imagem: Foram graduados 534 concludentes do Centro de Ciências, do Centro de Ciências Agrárias e do Centro de Tecnologia (Foto: Ribamar Neto)Raquel Freitas, de 22 anos, também escolheu um dos novos cursos da UFC, Engenharia de Energias Renováveis. Ela fala sobre a expectativa de saber como o mercado de trabalho vai aceitar esse novo profissional. "O curso realmente promete, a gente pode trabalhar num leque muito grande de possibilidades. Desde a energia das marés, que é pouquíssimo desenvolvida no Brasil, até a energia eólica, que aqui no Ceará está 'bombando'", explicou. O outro curso que teve a primeira turma de graduandos na noite da última quinta-feira (15) foi o de Engenharia Ambiental.

O desafio do concludente Lázaro João Cá, de 25 anos, já começava na língua falada em sala de aula e na adaptação cultural à nova cidade. Nascido em Guiné-Bissau, o estudante de Computação chegou a Fortaleza através do programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) da UFC. "Uma pessoa como eu, que veio do outro lado do mundo, da África, sente bastante dificuldade no começo. Mas nada que a gente não supere com o dia a dia, com muita dedicação, esforço, contando com a boa vontade do professor, dos amigos da faculdade, a gente acaba superando tudo", ressaltou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331