Ex-alunos são campeões americanos em desafio mundial de produção de aço

Imagem: Rodrigo Ramos, Matheus Paulino, Necy Alves e Marcos Daniel, engenheiros metalurgistas formados pela UFC (Foto: Giovanni Santos / Agência CNI de Notícias)Pela quarta vez, a UFC destaca-se no desafio internacional de produção de aço, o Virtual Steelmaking Challenge, promovido anualmente pela Associação Mundial de Aço. Rodrigo Ramos, Matheus Paulino, Necy Alves e Marcos Daniel, engenheiros metalurgistas formados pela UFC, venceram a etapa regional na categoria Indústria e são campeões das Américas em 2015.

No início de janeiro, a World Steel Association anunciou que a dupla formada por Necy e Rodrigo, representantes da equipe, havia conseguido a melhor marca entre os competidores dos países americanos. Ao todo, 1.922 concorrentes das Américas do Norte e do Sul, Europa, África, Oriente Médio, Ásia, Oceania, China e Comunidade de Estados Independentes simularam, por meio do site do Desafio, a produção de aço líquido conforme o método de oxigênio básico (basic oxygen steelmaking simulation), buscando o melhor composto com menor custo em dólar por tonelada de aço.

Segundo Rodrigo, que trabalha na mineradora Gerdau, o método é "típico de usinas siderúrgicas que possuem altos fornos para um refino de aço líquido a partir de ferro gusa (liga de ferro e carbono), que é o produto do alto forno". Dentre as 83 mil propostas, oito atingiram os melhores índices, entre elas a dos egressos da UFC, que agora se organizam para viajar para a capital da Bélgica, Bruxelas, em fevereiro, e competir na etapa mundial com os outros cinco finalistas em sua categoria.

Necy, Rodrigo, Mateus e Marcos são amigos de faculdade, época em que competiam na categoria Estudante. Hoje, formados, continuam participando do torneio e a representar a Universidade. Marcos também é mestrando em Engenharia de Materiais na UFC. "Era algo que a gente já vislumbrava há algum tempo: competir na categoria Industrial levando o nome da UFC e buscando esse reconhecimento que a gente julga necessário para a metalurgia no Ceará. Estamos batalhando para motivar essa galera que está entrando. Achamos que existe um grande espaço de oportunidade e de apoio e nós, que somos dessa geração mais recente de engenheiros, estamos tentando oferecer isso à próxima", explica Rodrigo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602