Procurar no portal

Projeto Elaborar melhora a qualidade de vida no ambiente de trabalho

Imagem: O Projeto Elaborar é iniciativa da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho em parceria com o Núcleo de Psicologia do Trabalho (Foto: Guilherme Braga)Fundado em 2009, o Projeto Elaborar, iniciativa do antigo Departamento de Desenvolvimento Humano (atual Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas), em parceria com o Núcleo de Psicologia do Trabalho (Nutra), do Departamento de Psicologia, vem transformando a dinâmica de alguns setores da UFC.O Elaborar promove a autoavaliação e o diálogo para superar problemas no ambiente laboral.

O primeiro contato é feito com a chefia do setor, que analisa a proposta do Elaborar e os métodos de mediação que, em seguida, são apresentados aos servidores da unidade. O tempo do processo varia de acordo com a demanda do setor. O psicólogo Pablo Pinheiro, um dos organizadores do Projeto, afirma que o sucesso das mediações deve-se à possibilidade de o grupo se autoavaliar, identificar as principais dificuldades, traçar e cumprir metas de forma conjunta. Pablo afirma, além disso, que o engajamento da equipe e a possibilidade de diálogo entre chefia e servidores é essencial para se alcançar bons resultados.

Seis setores já participaram do Projeto Elaborar. Para os setores que possuem interesse em participar, basta entrar em contato com a Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho da Progep, pelo telefone 85 3366 7409. Atualmente, a equipe é composta pela assistente social Andreia Serafim, pelos psicólogos Pâmela Melo e Pablo Pinheiro e os professores Raquel Coelho e Cássio Braz de Aquino, além de bolsistas do Nutra.

Fonte: Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho da Progep – fones: 85 3366 7409 e 3366 7410

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300