UFC e Seuma discutem projeto de implantação do Parque Rachel de Queiroz

Imagem: Prof. Jesualdo Farias fez reunião acerca do processo de implantação do Parque Rachel de Queiroz (Foto: Ribamar Neto)Foi realizada na tarde de quinta-feira (22), no gabinete do Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, reunião acerca do processo de implantação do Parque Rachel de Queiroz. A titular da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz, juntamente com equipe técnica do órgão, apresentou ao Reitor e membros da Superintendência de Infraestrutura da UFC (UFC-Infra) o projeto de instalação do parque, que engloba áreas do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Abrangendo, aproximadamente, 10 km de extensão, 255 hectares e 17 bairros das regionais III e V, divididos em poligonais, o Parque Rachel de Queiroz terá, no Campus do Pici, sua maior concentração de área verde: cerca de um terço dele estará dentro do Campus. Previsto para funcionar como corredor verde da zona oeste da Capital, o Parque Rachel de Queiroz, quando instalado, será o segundo maior da cidade, atrás apenas para o Parque do Cocó. "Encaminharemos à Universidade três produtos criados por nossa equipe e queremos que a Instituição participe da elaboração da proposta-padrão. Por isso o convite à análise do projeto, para vermos de que forma ele se adequa aos usos e necessidades atuais do Campus", destacou a secretária.

O Reitor da UFC, juntamente com o coordenador de Obras de Projetos da Universidade, Rafael Henriques Neto, recebeu o projeto da Seuma e, na ocasião, destacou outras iniciativas da Universidade e Prefeitura de Fortaleza, como a já anunciada construção de um Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA). Edificada no Campus do Pici, a obra está prevista para iniciar ainda neste ano e funcionará em interface com o Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC. "A Universidade está absolutamente aberta a essas propostas, pois, atualmente, o Campus do Pici é uma área amplamente utilizada pela comunidade de seu entorno. Portanto, é preciso que juntemos esses dois interesses para ver de que forma podemos avançar em sua utilização pela Universidade e pela comunidade", afirmou o Reitor.

Como medida de aprofundamento dos debates entre UFC e Seuma, foi agendada ainda, ao fim do encontro, uma reunião para a próxima semana, nas instalações da UFC-Infra, entre membros da Universidade e Prefeitura, a fim de fazer uma análise do projeto do Parque Rachel de Queiroz.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331