Empossados 48 servidores; 20 são para os campi da UFC no Interior

Imagem: O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, entrega o termo de posse a um novo servidor (Foto: Ribamar Neto)Dos 48 servidores empossados na tarde da sexta-feira (23), entre docentes e técnico-administrativos, 20 serão lotados nos campi da UFC de Quixadá, Russas, Sobral e Crateús. O Reitor Jesualdo Farias deu as boas-vindas ao recém-chegados, que, como disse, ingressavam em uma das melhores e maiores universidades brasileiras. E comprovando o que dizia, apresentou números que representam a dimensão da UFC, como ter 29 mil estudantes presenciais e 6 mil nos cursos a distância; 6.500 alunos de pós-graduação e 7.348 servidores. Informou também que dos 1.900 professores, cerca de 1.400 têm doutorado e 400 são mestres.

Para o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Serafim Ferraz, o ingresso de novos professores e técnico-administrativos representa renovação de energia e é muito significativo para todos que trabalham na Instituição. Disse compreender a importância que tem aquele momento para os empossados, que iniciam o estágio probatório, momento de gestão da carreira. Finalizou sua fala desejando que a chegada dos servidores seja estimulante para todos: "vocês e nós".

Confira outras imagens da posse de servidores no Flickr da UFC

Em nome dos empossados, prestou juramento Dmontier Pinheiro Aragão Junior, professor do Campus da UFC em Russas. Houve a leitura do termo de posse pela Chefe do Cerimonial e, em seguida, os empossados foram chamados para receber o documento das mãos do Reitor Jesualdo Farias. A solenidade foi realizada no auditório da Reitoria.

PRESENÇAS – "A solenidade de posse é para nós uma grande satisfação, fazemos questão de estar presentes", afirmou o Reitor referindo-se ao Vice-Reitor Prof. Henry Campos, e aproveitando para informar que, nos últimos dois anos, deu posse a 1.023 servidores (entre docentes e técnicos), e anunciar outra cerimônia de posse para o dia 11 de fevereiro. Também foi recepcionar os servidores que serão lotados em Crateús a diretora daquele campus, Profª Maria Elias Soares.

Embora afirmando que muitos dos que ingressavam no quadro de servidores da UFC conheciam a Instituição por terem sido alunos, o Prof. Jesualdo Farias ressaltou que apresentava a UFC para os demais presentes. A comunidade universitária é de, aproximadamente, 54 mil pessoas, maior do que 83% dos municípios cearenses; a UFC mantém 106 cursos de graduação presencial, além de nove semipresenciais. Paga uma tarifa de energia elétrica de R$ 1 milhão mensalmente e tem o terceiro maior orçamento do Estado.

Falou, também, sobre as ações de assistência estudantil (residências, refeitórios, bolsas e auxílios), expansão para o Interior e a transformação do Campus do Cariri em outra universidade federal. Citou os equipamentos culturais, dentre eles o Museu de Arte da UFC (MAUC) e a Casa de José de Alencar, e o Complexo Hospitalar, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Acesse a lista dos novos servidores.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332