Acadêmicos da Casa Caiada se apresentam na Avenida Domingos Olímpio

Imagem: O grupo de música percussiva funciona como projeto de extensão da UFC (Foto: Divulgação)O Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, projeto de extensão do Curso de Música da UFC, desfilará no dia 16 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval, a partir das 16h, na Av. Domingos Olímpio. Com a participação de cerca de 20 integrantes, sob a regência da Profª Catherine Furtado, que fundou o Casa Caiada em 2008 com o Prof. Erwin Schrader, o desfile contará com o auxílio de regência de Artur Guidugli e Rick Wesley, bolsistas do projeto.

A temática escolhida para este ano é "Casa Caiada Floreando a Avenida", com apresentação da música "Rosário em Flor", de Arthur Guidugli, Fernando Marques e Erika Souza (integrantes do grupo), que combina elementos da congada com a alegria de desfilar na avenida.

Esta será a terceira vez que os Acadêmicos da Casa Caiada participam do desfile carnavalesco da Av. Domingos Olímpio, entrando de vez no circuito dos blocos de carnaval em Fortaleza. Em 2011, desfilou com o samba-enredo "Casinha Caiada", de Descartes Gadelha, e, em 2014, com o samba-reggae "Repicaxé", de Catherine Furtado.

Inovação do Grupo para o carnaval de rua de 2015, o ritmo congada vem do escambo de elementos do catolicismo e das tradições tribais de Angola e do Congo. Nesses países, se realiza uma procissão animada por danças, cantos e música que, geralmente, finda com a coroação do Rei do Congo e da Rainha de Angola em igrejas que representam as irmandades de negros, como a de Nossa Senhora do Rosário.

O GRUPO E O CARNAVAL – O nome "Casa Caiada" foi dado por Descartes Marques Gadelha (mestre de cultura popular, fundador de grupos de maracatu e importante carnavalesco de Fortaleza), também padrinho do Grupo, que se inspirou na casa pintada de cal onde morou o escritor cearense José de Alencar. A proposta do Grupo é desenvolver uma formação artística e musical através das práticas percussivas em coletivo e em colaboração com a comunidade em geral.

Os Acadêmicos da Casa Caiada, através de diversas pesquisas e vivências compartilhadas sobre a temática da cultura popular brasileira, compreendem o desfile de rua como um fator simbólico da produção percussiva e como palco de manifestação artística e cultural. Brincar o carnaval é, além de uma identidade cultural brasileira, espaço de formação musical e educacional, integrando arte cênica e musical em um enredo desenvolvido, criado e recriado por pessoas que se reúnem para essa contribuição cultural à cidade de Fortaleza.

Por meio de ensaios coletivos, atividades instrumentais e cortejos pelas ruas, os ensaios do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada acontecem todos os sábados, das 9h às 12h, na Casa de José de Alencar, onde também funciona o Núcleo de Música Percussiva da UFC. São gratuitos e abertos à participação do público.

O Grupo conta com o apoio da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte) e da Associação Carnavalesca do Ceará (ACECE). Mais informações podem ser obtidas no Facebook do Casa Caiada.

Fonte: Profª Catherine Furtado, do Curso de Música da UFC e regente do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada – fone: 85 9702 4910