Seara da Ciência realiza observação astronômica nesta quarta-feira (28)

Imagem: Admiradores da astronomia vão poder utilizar o observatório para visualizar planetas e satélites (Foto: Divulgação)Iniciando a programação de observações astronômicas de 2015, a Seara da Ciência, espaço de divulgação científica da UFC, realiza nesta quarta-feira (28) a primeira sessão do ano do projeto O Céu da Seara. A partir das 18h, estudantes, curiosos e admiradores da astronomia vão poder utilizar o observatório para visualizar planetas e satélites.

Com a ajuda de três telescópios, a sessão de janeiro vai se concentrar na observação de planetas próximos da Terra. Os visitantes vão poder ver até setenta vezes mais perto Marte, o planeta vermelho, e Vênus, que está na fase minguante. Também será possível observar as crateras da Lua. Para auxiliar, serão exibidos vídeos explicativos sobre os planetas e satélites observados pelos participantes.

O ponto alto da noite será a observação da passagem da ISS, a Estação Espacial Internacional, o maior satélite que está em órbita na Terra. Tripulado por seis astronautas, o equipamento funciona como um laboratório gigante que realiza experimentos na ausência de gravidade. De acordo com Fabrício Batista, bolsista responsável pelo projeto, a ISS poderá ser vista das 18h30min às 18h36min e, ao passar, gerará um enorme brilho.

As sessões de observação são realizadas uma vez por mês no observatório da Seara da Ciência, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A entrada é gratuita. O calendário de observações está disponível no site da Seara.

Fonte: Seara da Ciência – fone: 85 3366 9245