Embaixador alemão visita UFC e fala em estreitar mais ainda relações entre países

Imagem: Comitiva alemã reuniu-se com o Prof. Henry Campos na Reitoria (Foto: Ribamar Neto)O embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann, afirmou que seu país tem interesse de cada vez mais estreitar as relações com o Brasil e, consequentemente, com a UFC. A declaração foi feita durante a visita que fez à Instituição, na tarde de ontem (26), quando foi recebido pelo Vice-Reitor, Prof. Henry de Holanda Campos.

O embaixador estava acompanhado do Cônsul Geral da Alemanha em Recife, Dietmar Bock, e do Cônsul Honorário no Ceará, Dieter Gerding, bem como da professora visitante Ute Hermanns, coordenadora cultural da Casa de Cultura Alemã (CCA) da UFC. O embaixador, a propósito, elogiou a reforma feita no imóvel que abriga a CCA.

Entre os acordos da UFC com universidades estrangeiras, o mais antigo é com instituições da Alemanha, observa o Prof. Tito Lívio, coordenador de Assuntos Internacionais, citando, dentre eles, o convênio com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), que completou 52 anos de vigência. Com a Universidade de Colônia, que anualmente recebe estudantes do Curso de Letras-Alemão da UFC, já existe há mais de 30 anos. Dentro do programa acadêmico Unibral, sete alunos dos cursos de Administração e Engenharia Elétrica passam um semestre – algumas vezes até um ano – na Alemanha e estudantes alemães vêm para a UFC.

Confira mais imagens do encontro no Flickr da UFC

Segundo o embaixador Dirk Brengelmann, cerca de 200 estudantes cearenses já foram a seu país por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, e o Prof. Henry Campos ressaltou que no Programa Idiomas Sem Fronteiras a língua alemã será, em breve, contemplada.

O Prof. José Oswaldo Beserra Carioca, na ocasião, apresentou projeto que trata sobre Bioeconomia para o semiárido, que no momento está sendo negociado com o Ministério das Relações Exteriores. Ele espera receber o apoio do governo alemão para levar adiante a empreitada.

Ao final da visita, o Vice-Reitor Henry Campos entregou à comitiva do embaixador um kit contendo produtos sobre a UFC, e recebeu um livro do poeta alemão Joachim Ringelnatz.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332