Procurar no portal

Megaestrutura para pesquisar medicamentos será inaugurada nesta segunda-feira (2)

Imagem: A nova sede do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), localizada no Campus do Porangabuçu (Foto: Guilherme Braga)A UFC inaugura nesta segunda-feira (2), às 10h, a nova sede do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), localizada no Campus do Porangabuçu (Rua Coronel Nunes de Melo, 1000, Rodolfo Teófilo). Participam da solenidade o Reitor Jesualdo Farias, o Vice-Reitor Henry Campos, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, dentre outras autoridades.

O NPDM será o primeiro núcleo de pesquisa no País a atuar em todas as etapas da cadeia de desenvolvimento de medicamentos, desde a molécula até o ser humano. Em atividade no Campus do Porangabuçu desde 1992, o Núcleo é vinculado ao Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC.

A nova estrutura de 10 mil m² conta com 18 laboratórios, 14 ambulatórios, 64 leitos hospitalares para testes de novos medicamentos em voluntários sadios e pacientes, além do Biotério, que será entregue em junho, para realização de testes em animais. Foram investidos R$ 17 milhões para a construção do Núcleo, financiado pelo BNDES, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com o coordenador do Núcleo, Prof. Odorico de Morais, o NPDM vai propiciar a integração multidisciplinar entre pesquisadores das diversas áreas para o desenvolvimento de estudos em moléculas, testes pré-clínicos e clínicos para a determinação da eficácia, segurança e registro de novos medicamentos e novas aplicações terapêuticas de medicamentos já existentes.

Confira fotos do NPDM no Flickr da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300