Procurar no portal

Grupo publica, em periódicos estrangeiros, estudos sobre pacientes renais críticos

Imagem: Capa da Revista Intensive Care MedicineO Grupo de Pesquisa em Patologias Renais da Faculdade de Medicina da UFC realizou pesquisas a partir de dados coletados pela Escola de Medicina da Universidade de Harvard (EUA), que resultaram em descobertas inéditas apresentadas em artigos divulgados em dois importantes periódicos científicos internacionais.

O trabalho intitulado AKI complications in critically ill patients: association with mortality rates and RRT ("Complicações da Lesão Renal Aguda em Pacientes Críticos") foi publicado este mês no Clinical Journal of American Society of Nephrology; e o artigo Increased serum bicarbonate in critically ill patients: a retrospective analysis ("Alcalose Metabólica em Pacientes Críticos") está on-line no Intensive Care Medicine e será publicado.

O coordenador do grupo, Prof. Alexandre Braga Libório, explica que o primeiro trabalho mostra "por que pacientes com falência renal aguda morrem na UTI, abrindo perspectivas para o melhor manejo desses pacientes, influenciando até mesmo na indicação de hemodiálise". O outro, detalha o pesquisador, "foi o primeiro estudo avaliando o impacto da alcalose metabólica [elevação do pH do sangue bem acima das taxas normais] em UTI, mostrando ser essa multifatorial e associada com maior tempo de permanência na UTI e maior mortalidade, chamando a atenção dos médicos para como prevenir a alcalose metabólica e a importância de revertê-la quando possível".

Para chegar aos resultados, o coordenador e sua equipe composta por alunos de mestrado e doutorado da UFC analisaram dados de um banco de dados de pacientes admitidos na Unidade de Terapia Intensiva do Beth Israel Deaconess Medical Center. "Esse banco de dados totalmente computadorizado foi concebido e implantado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ele conta atualmente com dados de mais de 30 mil pacientes", esclarece.

Acrescenta que as informações demográficas, laboratoriais, medicamentosas e outras obtidas à beira do leito diretamente através dos monitores do paciente permitiram chegar a detalhes conclusões mais refinadas da pesquisa. "Com esse banco de dados, conseguimos obter a média da dose de uma medicação recebida pelo paciente durante toda a internação, por exemplo", revela o mestrando Tacyano Tavares Leite.

O Prof. Alexandre Libório acrescenta que o trabalho "Alcalose Metabólica em Pacientes Críticos" contou com a participação do Prof. John Kellum, da Universidade de Pittsburgh, considerado uma das maiores autoridades em nefrointensivismo no mundo. "Com isso, a UFC segue seu objetivo de internacionalizar no ensino e pesquisa, aprimorando ainda mais a sua vocação", conclui.

Para saber mais sobre os autores e ler os trabalhos na íntegra, seguem os links que podem ser acessados pelo proxy da UFC:

– AKI complications in critically ill patients: association with mortality rates and RRT 

– Increased serum bicarbonate in critically ill patients: a retrospective analysis

Fonte: Prof. Alexandre Braga Libório, do Departamento de Medicina Clínica da UFC – fones: 85 3366 8052 / 3366 8054

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300