Labomar dá início às comemorações de seus 55 anos com evento hoje (30)

Imagem: Fachada do Labomar, no bairro Meireles (Foto: CCSMI/UFC)Começam nesta sexta-feira (30) as comemorações em alusão aos 55 anos do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), criado em 1960 como Estação de Biologia Marinha e, hoje, uma das mais importantes unidades acadêmicas da UFC. O evento será às 17h30min, na sede do Labomar (Avenida da Abolição, 3207, Meireles), e, além do Vice-Reitor, Prof. Henry Campos, terá a presença do fundador do Instituto, Prof. Melquíades Pinto Paiva, de 84 anos, bem como de todos os ex-diretores da unidade.

Na ocasião, será inaugurada galeria de fotos desses ex-gestores, "em homenagem àqueles que contribuíram para a existência e a consolidação do Instituto", explicou a atual diretora, Profª Ozilea Bezerra Menezes. As comemorações seguirão ao longo do ano, até novembro, mês em que o Labomar foi criado oficialmente.

Imagem: Museu Marinho, no Eusébio, é uma das iniciativas coordenadas pelo Labomar (Foto: Ribamar Neto)A unidade acadêmica abriga, atualmente, dois cursos de graduação (Ciências Ambientais e Oceanografia) e a pós-graduação (mestrado e doutorado) em Ciências Marinhas Tropicais, além de sediar vários laboratórios e projetos de pesquisa e extensão.

"A contribuição do Labomar não só ao Ceará como ao Brasil é de relevância nas áreas de pesca, aquicultura, poluição marinha, poluição atmosférica, gestão ambiental costeira e portuária, impactos ambientais, geologia marinha, geoquímica. Temos professores de referência internacional", destaca a Profª Ozilea.

O evento desta sexta-feira (30) também integra o ciclo de comemorações dos 60 anos da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331